Antes de pegar a estrada faça o check-up dos filtros

As férias de julho estão chegando. Mas antes de  pegar a estrada o motorista deve fazer a revisão no veículo, e o pacote  inclui vários itens, como os filtros de óleo, ar e combustível ajudam a reduzir o consumo de combustível e nível de emissão de poluentes, além de contribuírem com desempenho e vida útil do motor. Já os filtros de cabine estão relacionados à saúde dos ocupantes do veículo, pois purificam o ar que circula internamente.

O gerente de Assistência, Serviços e Treinamentos Técnicos da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch, Daniel Lovizaro, explica que os filtros não são os únicos itens que merecem atenção. “Também é importante verificar com regularidade as condições de outros itens, como os sistemas de freios, injeção e ignição, faróis, palhetas, além da bateria, velas cabos, correias e outro. A manutenção preventiva deve ser realizada independentemente dos períodos de férias ou viagens mais longas. O objetivo é garantir o bom funcionamento do veículo, a segurança no trânsito, economia e a preservação do meio ambiente”, orienta

Os filtros garantem maior eficiência, menor desgaste de determinados itens do carro, além de proteção e conforto. As trocas destes itens devem ser realizadas periodicamente, conforme recomendações dos fabricantes, a fim de evitar danos à injeção eletrônica e também nos demais sistemas e peças do motor. Cada tipo de filtro tem uma função específica e quando eles não estão em bom estado implicam em problemas diversos.

Função de cada filtro

– O filtro de óleo é essencial para garantir o funcionamento do motor, além de também filtrar os contaminantes presentes no óleo do sistema hidráulico. A utilização, por um tempo acima do especificado no manual do proprietário, gera várias consequências como: desgaste excessivo das peças, perda de desempenho, aumento no consumo de combustível ou até a parada total do motor.

– O filtro de ar protege o motor contra partículas de sujeiras no ar de admissão e desgaste, além de garantir o abastecimento de ar para a carburação e reduzir o nível de ruído. Quando o item não está em boas condições, ocorre má preparação da mistura de ar/combustível, levando a uma redução da potência do motor e a uma emissão acentuada de substâncias poluentes, há maior consumo de combustível e desgaste acentuado do motor devido às partículas, bem como problemas no arranque do veículo.

– O filtro de combustível preservar tanto o sistema de injeção quanto os componentes do motor contra partículas de sujeira como pó, ferrugem, água e resíduos existentes no tanque de combustível do veículo. Dentro das especificações técnicas adequadas, além de assegurar o bom desempenho do veículo, também protege o sistema de injeção, diminui o nível de emissões e o consumo de combustível.

– O filtro de cabine é responsável pela filtragem e purificação do ar no interior do veículo, pois absorve as substâncias nocivas presentes no ambiente, sobretudo em áreas com trânsito intenso. Os filtros de cabine reduzem a concentração de resíduos do ar aspirado da atmosfera e ainda absorvem partículas de pó, fuligem, pólen, germes e bactérias.

 

Antonio Puga

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.