Bosch comemora 40 anos do ABS

Há 40 anos a Bosch dava início à produção em série do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS), isso em 1978. Desde então, se tornou um marco na área de segurança ativa. No entanto, as pesquisas da empresa com foco em prevenir o travamento das rodas começaram muito antes – no início do século 20 – sendo a primeira patente do sistema foi registrada em 1936.

O trabalho da engenharia da Bosch para simplificar a primeira versão do ABS seguiu ano após ano. Em 1989, o design compacto da unidade de comando eletrônico permitiu que a mesma fosse montada diretamente no modulador hidráulico, o que diminuiu drasticamente o peso total do ABS geração 2E.

Usando novas válvulas solenoides, foram desenvolvidas a geração 5.0, em 1993, e nos anos seguintes as versões 5.3 e 5.7. Os principais benefícios novamente foram a redução de peso e a incorporação de funções adicionais, como a distribuição eletrônica da pressão de frenagem, que substituiu a válvula mecânica de corte da pressão hidráulica, anteriormente presente do eixo traseiro.

Em 2001, a Bosch iniciou a produção da geração 8 do ABS, que foi modificada e melhorada por diversas vezes, possibilitando o surgimento de outras tecnologias, como o Sistema de Controle de Tração (TCS) e Programa de Estabilidade Eletrônica (ESP®).

Atualmente a tecnologia está na geração 9. Entre os diferenciais em relação à versão anterior estão: o sistema menor e mais leve, além de apresentar maior capacidade de processamento e redução da vibração do pedal no momento da frenagem.

De acordo com um estudo realizado pelo lnsurance lnstitute for Highway Safety (llHS), a utilização de freios ABS pode diminuir em até 37% o risco de acidentes fatais, já que impede o travamento das rodas em frenagens bruscas e permite que o motorista tenha total controle do volante e possa desviar de obstáculos.

Item de série

No  Brasil, a partir de janeiro de 2014, 100% dos automóveis novos deveriam sair de fábrica equipados com freios ABS como item de série. No entanto, em 2007 a Bosch  oferecia o sistema. Com a nacionalização do ABS foram produzidos mais de seis milhões de unidades no país.

O uso do ABS em motos entrou em vigor no país em 2014, através de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determinou o uso mandatório do dispositivo nas duas rodas para motos com cilindrada maior ou igual a 300 cilindradas, e em pelo menos uma das rodas para veículos menores que 300 cc. Neste último caso, o fabricante pode optar ainda pelo Sistema de Freios Combinados (CBS – Combined Braking System). A adoção do sistema passou a ser realizada de forma escalonada desde o ano passado e, a partir de janeiro 100% dos modelos comercializados no país devem sair de fábrica seguindo a legislação.

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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