Exposições sobre cultura automotiva japonesa nos Estados Unidos

Os aficionados por automóveis tem uma boa desculpa para irem aos Estados Unidos, mais precisamente em Los Angeles, e explorarem as duas exposições no Petersen Automotive Museum, que tem o apoio da Nissan. As mostras “The Roots of Monozukuri: Creative Spirit in Japanese Automaking” (“As raízes do sistema Monozukuri: a criatividade na produção automotiva japonesa”, em tradução livre) e “Fine Tuning: Japanese-American Customs” (em tradução livre, “Sintonia Fina: a customização americano-japonesa”), revelam a cultura nipônica quando o tema é automóveis.

Também estão expostos  alguns modelos raros da marca nipônica, como o Datsun Model 16 Cupê, de 1937, e do Nissan Silvia, de 1966, poucas vezes vistos fora do Japão. Outra preciosidade é o sedã Datsun 1000, que fez sua primeira aparição em terras do “tio Sam”, há 60 anos no Salão do Automóvel de Los Angeles.

Dividida em duas partes, a primeira parada do visitante na exposição permite conhecer os principais elementos da filosofia do design japonês nos anos que precederam sua ascensão ao domínio do mercado, nos anos 70.

Já  em “Fine Tuning: Japanese-American Customs, é um mergulho  no desenvolvimento da customização de veículos no Japão e nos Estados Unidos, e como cada mercado influenciou o outro a ponto de redefinir a própria cultura do segmento. É possível ver customizações exclusivas, de modelos do tipo drift e dragster até transformações radicais, como o Nissan “Kenmeri” Skyline 2000 GTX de 1973.

Quem não puder ir agora, a duas exposições podem ser visitadas até 14 de abril de 2019.

Fique por dentro:

Petersen Automotive Museum: Conta com um dos maiores acervos de veículos nos Estados Unidos, inclusive de modelos utilizados em filmes.

Endereço: 6060 Wilshire Blvd,Carthay Circle – Los Angeles

 

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.