NGK orienta como evitar falhas de partida em dias frios

Com o início do inverno, as baixas temperaturas exigem alguns cuidados adicionais com os motores flex para evitar falhas na partida, principalmente se  o veículo for abastecido com etanol. Um cuidado especial pode  evitar este tipo de problema.

O consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori, explica que as revisões no sistema de ignição, tem papel importante. “Os componentes de ignição desgastados podem levar ao desempenho ruim do motor em dias frios, principalmente após um longo período desligado. A vela sofre um desgaste natural, pois trabalha sob condições severas, como pressão e altas temperaturas. Portanto, recomendamos uma inspeção a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro, além da checagem dos cabos e bobinas”, comenta.

De acordo com o especialista, outros componentes que precisam de atenção nesta época do ano são os sistemas auxiliares de partida a frio. No tradicional tanquinho, por exemplo, o ideal é que os proprietários substituam a gasolina do reservatório a cada 90 dias em um posto de confiança. “Isso garante, além da qualidade, que o combustível esteja sempre novo, o que facilita as partidas a frio”, garante Mori.

Nos modelos de veículos que não trazem o tanquinho, outra tecnologia bastante comum é o sistema que aquece o etanol quando a temperatura do motor está muito baixa no momento da partida. “Essa é uma solução que necessita de grande potência do sistema elétrico do veículo para operar e que também pede cuidados redobrados com a ignição. Forçar seu uso com a vela desgastada traz problemas à bateria e provoca falhas”, finaliza Hiromori Mori.

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.