Nissan revela o protótipo do GT-R

Resultado de uma parceria entre a Nissan e a Italdesign, foi criado o protótipo do superesportivo Nissan GT-R, o GT-R50. O bólido é baseado em um GT-R NISMO de produção em série. O  carro exclusivo comemora o aniversário de 50 anos do GT-R e da Italdesign, e estreia na Europa no próximo mês.

A dianteira do superesportivo apresenta um elemento dourado que se estende por quase toda a largura do veículo. O capô tem ressalto por conta do motor, os faróis de LED se estendem do arco da roda até acima das entradas de ar. A linha de teto foi rebaixada em 54 milímetros e possui uma seção central mais baixa enquanto, as partes externas levemente elevadas reforçam o perfil do teto  mais musculoso. As saídas de  resfriamento “samurai blade”, assinatura do GT-R atrás das rodas dianteiras, ganharam uma incrustação de ouro e se estendem da parte inferior das portas até a linha de cintura.

A traseira é larga com chamas fortes e musculosas ao redor das rodas. A linha de cintura se estreita em torno da base da janela traseira e se dirige para o centro da tampa do porta-malas. As lanternas duplas do GT-R utilizam um recurso “flutuante” separado, com anéis leves finos e centros ocos, montados de forma a se unirem à parte central da estrutura do porta-malas. Uma asa traseira grande e ajustável completa a aparência. Rodas personalizadas – 21 x 10 polegadas na frente e 21 x 10,5 polegadas atrás.

O interior segue o padrão muito esportivo do veículo. Dois acabamentos diferentes de fibra de carbono são utilizados em todo o console central, painel de instrumentos e revestimentos de portas, juntamente com couro italiano preto fino nos assentos. O cubo central e os raios do volante são feitos sob medida de fibra de carbono enquanto o aro apresenta acabamento Alcântara.

O GT-R50 tem como base  os modelos de corridas de GT3.  Para isso, ele  conta com  um propulsor  V6 VR38DETT, de 3.8 litros, montado manualmente para produzir 720 cavalos e 79,5 kgfm de torque, ambos estimados. As mudanças no powertrain incluem turbo compressores de grande diâmetro utilizados na GT3, com alto fluxo e intercoolers maiores; virabrequim, pistões, bielas e rolamentos com perfis revistos; jatos de óleo de pistão de alto fluxo; bicos injetores com maior fluxo e sistemas de ignição, admissão e escape otimizados. Uma transmissão traseira sequencial reforçada de seis velocidades e dupla embreagem com diferenciais e eixos de transmissão mais fortes direcionam a potência para as rodas.

Uma suspensão específica foi desenvolvida com o sistema de amortecimento BILSTEIN DampTronic continuamente ajustável. Para a frenagem, conjunto Brembo de seis pistões na dianteira e de quatro pistões na traseira com pinças vermelhas e claramente visíveis. Os pneus Michelin Pilot Super Sport, de tamanho 255/35 R21 na frente e 285/30 R21 na traseira, adicionam o nível de aderência necessário para aproveitar a potência do motor.

 

Ficha técnica

 Modelo : Nissan GT-R 50 Italdesign

Motor: VR38DETT 3.8 litros

Potência; 720 cavalos (estimado) @ 7.100 rpm

Torque: 79,5 kgfm (estimado) @ 3600-5600 rpm

Transmissão: Dupla embreagem reforçada com seis velocidades sequenciais e transeixo traseiro

Suspensão: BILSTEIN DampTronic® com sistema continuamente ajustável

Freios: Brembo, com discos perfurados flutuantes de duas peças; pinça monobloco de 6 pistões na frente (390 x 32,6 mm) e pinça monobloco de 4 pistões na traseira (380 x 30 mm)

Rodas: 21 x 10J (dianteiras) 21 x 10,5J (traseiras)

Pneus: Michelin Pilot Super Sport, 255/35 R21 (frente) e 285/30 R21 (traseira)

Comprimento : 4.784 mm

Largura total: 1.992 mm

Altura total: 1.316 mm

Entreeixos: 2.780 mm

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.