Sandero e Logan ficam só com uma estrela nos testes do Latin NCAP

A terceira série de resultados do Latin NCAP de 2018, apresentada nesta terça-feira (12/6) deu cinco estrelas para o Mitsubishi Eclipse Cross, lançado recentemente, para os adultos e três estrelas para a proteção infantil. No entanto, os modelos da Renault- Sandero e Logan- conquistaram apenas  uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três para a proteção infantil.

O modelo da  Mitsubishi ofereceu boa proteção para adultos no impacto frontal, lateral e lateral de poste, tendo sido aprovado, também, no teste de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). O Eclipse Cross conta com sete airbags como equipamento padrão, sendo um deles para os joelhos do motorista.

A qualificação de três estrelas para a proteção infantil é explicada pela escolha dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) utilizados no teste, que apenas podem ser ajustados usando cintos de segurança, proporcionado uma baixa proteção em ambos os dummies infantis.

O fabricante, segundo o Latin NCAP,  decidiu não colocar à disposição SRIs com ancoragens ISOFIX para os consumidores antes do teste, portanto não foram usados. Contudo, o carro oferece ancoragens ISOFIX padrão aprovadas de tamanho i-size. Se esse veículo tivesse tido SRI com ISOFIX, teria apresentado melhores resultados. Todos os SRIs avaliados foram aprovados no teste de instalação. O carro também conta com cintos de três pontos em todos os bancos.

Decepção

Enquanto o modelo da  marca nipônica  conseguiu as estrelas de segurança, o mesmo não aconteceu com o Sandero e o Logan, ambos da Renault. No teste Proteção do Ocupante Adulto, cada um ficou com uma estrela,   e três estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil.

O Latin NCAP considerou pobre a proteção no peito do motorista no impacto frontal e lateral, explicando a única estrela para a Proteção do Ocupante Adulto.  Ainda segundo o órgão, apesar de o Sandero e o Logan contarem com barras laterais nas portas, a falta de uma estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia, para o impacto lateral, explicam o baixo rendimento no impacto lateral.

Os dois modelos não oferecem cintos de três pontos em todos os bancos de forma padrão, não tendo ancoragens ISOFIX como equipamento padrão. Esse fato surpreende levando em conta que o Sandero lançado na África, testado pelo Global NCAP, possui cintos de três pontos em todos os assentos, bem como ISOFIX como equipamento padrão.

“É alentador encontrar mais modelos cinco estrelas na região. Contudo, para alguns fabricantes, a proteção dos ocupantes infantis ainda não conta com a mesma prioridade que para os ocupantes adultos. É uma enorme preocupação para o Latin NCAP que ainda um dos modelos mais vendidos na região, como é o Sandero/Logan, ofereça um nível de proteção tão baixo, que não possua ESC e tenha uma proteção mínima contra impactos laterais”, diz Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP .

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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