Agricultores poderão comprar motos da Yamaha

As  famílias que vivem da agricultura familiar  podem a partir deste mês, comprar motocicletas da Yamaha. A empresa passou a integrar o Programa Mais Alimentos (PRONAF), do Governo Federal. A aquisição de um dos modelos XTZ 150 Crosser S, XTZ 150 Crosser z, XTZ 250 Lander e XTZ 250 Ténéré podem ser parceladas em até 120 meses, com baixas taxas de juros e carência de até 36 meses. O Pronaf atende cerca de quatro milhões de famílias cadastradas.

Além dos modelos cadastrados, está sob avaliação dos técnicos do Pronaf, a TT-R 230. Como ele ainda não recebeu a aprovação, a moto  não pode ser emplacada, já que não lhe caberia alienação fiduciária.

Os agricultores inscritos no Pronaf também podem  adquirir os motores de popa fabricados pela Yamaha- movidos a gasolina- tanto de dois quanto de quatro tempos, e com potência entre 15 e 90 hp, continuam fazendo parte do programa do governo federal.

 Como participar do programa

1 – Para participar do Programa Mais Alimentos, o beneficiário precisa da Declaração de Aptidão ao Pronaf, a DAP. Caso ainda não tenha a declaração ou ela esteja vencida, basta ir até a uma agência credenciada para solicitar ou renovar de forma gratuita.

Tipos de agências credenciadas: Colônia de pescadores; Entidades da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) – Ex.: EMATER; Sindicados ligados à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF) ou Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); – Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP).

2 – Após tirar ou atualizar a DAP, o beneficiário deve procurar uma concessionária Yamaha para escolher o modelo de motocicleta que deseja comprar, verificar a disponibilidade do modelo em estoque e já realizar o seu pedido.

3 – Com o pedido da Yamaha e a DAP em mãos, o beneficiário deve retornar à Assistência Técnica Rural (ATER) ou Colônia de Pesca de sua cidade para elaboração do Projeto de Financiamento. Neste momento, os técnicos irão analisar a viabilidade do projeto e os seus dados cadastrais.

4- Com a validação dos técnicos, o Projeto será encaminhado ao agente financeiro, que pode ser uma agência bancária ou cooperativa de crédito, conforme a relação abaixo:

–  Banco da Amazônia

–  Banco do Brasil

–  Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul)

–  Banco do Nordeste

–  Banco Regional de Brasília

–  Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)

–  Cooperativa de Crédito

5- Ao aprovar o crédito, o agente financeiro entrará em contato com a concessionaria Yamaha para conferir os dados da motocicleta que o beneficiário está adquirindo. Com essas informações, o banco ou cooperativa de crédito finalizará a operação do crédito e autorizará o faturamento.

6- A concessionaria Yamaha emitirá a Nota Fiscal de venda da motocicleta para o beneficiário e informará o agente financeiro.

 

 

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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