Caminhão do futuro da ZF não tem volante, nem pedais

Os veículos autônomos do futuro não terão volante nem pedais, segundo a sistemista ZF. A empresa acaba de apresentar o que acredita ser o posto de condução de um veículo comercial, batizado de “Trendsetting Cockpit”. Nele, as informações aparecem em três telas e deixa o motorista livre para escolher o lado que quer dirigir.

“O ‘Trendsetting Cockpit’ proporciona a liberdade que os motoristas de vans e caminhões desejarão no interior do veículo, a partir da expansão da condução automatizada”, afirma Uwe Class, diretor de segurança integrada dos veículos do Grupo ZF. “Entre outras utilidades, criamos espaço para atividades não só relacionadas à condução e também não diferenciamos mais o assento do condutor e do passageiro”, completa.

Um dos principais aspectos é que, enquanto os caminhões do nível 4 são praticamente controlados o tempo todo pelo piloto automático, os motoristas poderão se dedicar a outras tarefas durante a viagem. No “Trendsetting Cockpit” as operações de esterçar, acelerar e frear são assumidas por atuadores que trabalham nos bastidores e recebem os comandos do ZF ProAI, o processador central instalado no veículo.

Mas, se o motorista quiser ou precisar dirigir no modo manual, ele simplesmente pode assumir o comando pela alavanca integrada do “Trendsetting Cockpit”, que possibilita acelerar, desacelerar e mudar de direção usando apenas um dedo, de qualquer lado, tanto no assento dianteiro direito como no esquerdo.

Outra facilidade do “Trendsetting Cockpit” é o uso das funções secundárias de condução, como a seta, a buzina e o limpador de para-brisa, que são acionadas por uma tela sensível ao toque localizada no centro do painel dianteiro. A ZF eliminou os elementos de controle convencionais e os substituiu por dois monitores montados à direita e à esquerda no painel de instrumentos, que podem ser utilizados quase simultaneamente, dependendo de onde o motorista estiver sentado.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.