Catalisador transforma até 98% dos gases tóxicos em substâncias inofensivas à saúde

Uma combinação de óxidos e metais preciosos, como platina, paládio e ródio, incorporados a uma estrutura cerâmica porosa  é a base de um bom catalisador. Este componente é fundamental para o funcionamento mais ecológico dos veículos a combustão interna, pois realiza reações químicas que convertem os gases tóxicos em compostos não tóxicos.

Os catalisadores automotivos mais utilizados atualmente em veículos leves movidos a gasolina e etanol são conhecidos como catalisadores de três vias, pois convertem os três principais poluentes simultaneamente. Através de reações de oxidação, o componente transforma os hidrocarbonetos (HC) e o monóxido de carbono (CO) em gás carbônico (CO2) e água. Já por meio de reações de redução, os óxidos de nitrogênio (NOx) são convertidos em nitrogênio (N2).

O catalisador tem vida útil entre 10 e 15 anos, e pode reduzir de cinco a dez vezes a poluição emitida pelos veículos automotores. Se o produto não existisse, o meio ambiente receberia cerca de uma tonelada de poluentes, por veículo, ao longo do referido período. Ou seja, cada carro deixa de emitir 300 gramas de gases por dia e 110 quilos por ano.

Porém, para seu perfeito funcionamento, é importante que os motoristas mantenham as revisões do veículo em dia. Cabe salientar que falhas em outras peças e uso de combustível de má qualidade afetam diretamente o catalisador, fazendo com que o componente não entregue 100% de sua eficiência.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 10 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.