Mesmo motor, periféricos diferentes

Algumas versões dos Fiat Palio, Punto, Linea, Argo, Cronos e Toro, e o Jeep Renegade utilizam o mesmo motor da família E.torQ, porém apesar de o bloco, cabeçote e peças internas serem idênticas, alguns componentes periféricos podem apresentar diferenças construtivas. A bomba d’água é uma delas.

Para não comprar errado, a fabricante de autopeças Nakata explica como identificar a peça correta.  “Os códigos e referências  são fundamentais para comprar a peça adequada para cada modelo de veículo. O motor E.torQ da Fiat sai da fábrica com três tipos distintos de bomba d´água que não são intercambiáveis”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Silva explica que Palio, Punto e Linea utilizam os códigos NKBA01767, bomba completa, e NKBA01769, parcial. “O encaixe na bomba da direção hidráulica tem 30 mm de diâmetro e 13,5 de profundidade”, comenta. Caso o encaixe na bomba da direção hidráulica possua 38 mm diâmetro e 3,5 de profundidade as bombas d’água indicadas são: NKBA01773, bomba completa, e NKBA01765, parcial.

Para os veículos Renegade, Argo, Cronos e Toro, a diferença está na posição do tubo de água na tampa. Para essas aplicações, a Nakata disponibiliza somente a bomba parcial código NKBA01765.

Para garantir a compra da peça certa, Silva recomenda sempre consultar o catálogo Nakata wwww.catalonakata.com.br  ou remover a peça com problema para utilizar como amostra na aquisição da peça nova.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.