Ônibus tem biometria facial

A empresa de transporte urbano SBCTrans, de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo,  está implantando em sua frota  de 200  ônibus o reconhecimento de biometria facial. O objetivo é ampliar a segurança, diminuir o tempo de embarque e facilitar o acesso dos passageiros.

Para  utilizar o equipamento o passageiro deve estar cadastrado. O beneficiário tira fotos e preenche uma ficha com informações que ficam armazenadas no cartão individual de cada pessoa. O cartão de transporte facilita e torna mais ágil o acesso do usuário nos ônibus que operam nas linhas da SBCTrans.

Ao aproximar o cartão dos validadores nos ônibus, as câmeras instaladas captam as imagens do rosto de quem passa pela catraca. Por meio de um software, elas são comparadas com as fotos cadastradas no banco de dados do sistema e armazenadas no chip do cartão.

Quando o programa detecta divergências, no qual identifica que as imagens não coincidem, o cartão é temporariamente bloqueado. Caso seja confirmada a irregularidade, o benefício é suspenso. Para que o passageiro não seja prejudicado, nesses casos de divergências é aberto um processo administrativo para esclarecer o problema.

Os idosos e as pessoas que possuem o benefício definido na Constituição Federal (acima de 65 anos) podem apresentar um documento pessoal para usar o transporte coletivo. O embarque é feito pela porta da frente.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − quinze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.