Tecnologia dos caças a jato inspiram painel de carro da Ford

A Ford desenvolveu um mostrador para seus carros utilizando a tecnologia usada em caças a jato, que permite ao motorista ver informações como velocidade, navegação e sinais de trânsito sem precisar desviar os olhos da pista. O novo visor é composto de uma tela de policarbonato transparente instalada na parte superior do painel, à frente do volante, e um projetor de luz embutido. O primeiro carro a contar com essa tecnologia será o Focus de nova geração na Europa.

Ao contrário das telas tradicionais do gênero, onde as ondas de luz vibram paralelamente à estrada, o mostrador emite ondas de luz que vibram de forma perpendicular, possibilitando uma visão clara através das lentes polarizadas dos óculos escuros. A tela de policarbonato conta com um revestimento refletivo multicamada que permitiu aos engenheiros controlar a polarização, cor, transmissão e reflexão de luz de acordo com as necessidades do sistema.

Sistemas similares existentes atualmente,  impede que o motorista utilize óculos de sol polarizados, que, por eliminar os reflexos, tornam a tela praticamente invisível. O visor da Ford emite o mesmo tipo de luz que essas lentes são projetadas para bloquear, mas contorna o problema com o uso de um filtro cuidadosamente ajustado que rebate a luz polarizada de volta para o motorista.

 

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.