Ambev terá parte da frota composta de caminhões elétricos até 2023

A Cervejaria Ambev pretende até 2023 , utilizará 1.600 caminhões elétricos da Volkswagen no transporte de bebidas. Com isso, cerca de 35% da frota que atende a empresa será composta por veículos movidos a energia limpa, deixando de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono por ano. A negociação é a maior ano para o segmento de cargas.

O primeiro caminhão a integrar essa frota será o VW e-Delivery e chegará às ruas ainda este ano, inaugurando assim a primeira fase de testes para determinar a tecnologia mais adequada para atender as operações da Cervejaria Ambev. O modelo será recarregado com 100% de energia elétrica comprada de fontes limpas, como eólica e solar.

Esse é o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO2. Desenvolvidos no Brasil, os veículos trazem sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem.

Os caminhões podem chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. O nível de ruído é extremamente baixo quando comparado aos modelos tradicionais, melhorando o conforto do motorista e seus ajudantes na operação.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.