Infraestrutura de transporte do país precisa de R$1,7 trilhão em investimentos

A Confederação Nacional do Transporte (CNT), apresentou o Plano CNT de Transporte e Logística 2018, onde são identificados os principais projetos de todas as modalidades de transporte  do país, e a necessidade de modernizar a infraestrutura do setor.  São 2.663 obras identificadas como fundamentais e que demandam mais de R$ 1,7 trilhão em investimentos.

O estudo aponta um conjunto de intervenções na infraestrutura de todos os modais (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo, além do transporte público urbano). Os projetos destacados pelo levantamento consideraram a infraestrutura existente, identificando obsolescências, gargalos e descontinuidades. Ainda são feitas recomendações para a sua adequação e ampliação, bem como para a construção de novos projetos.

Apenas o estado de São Paulo, por exemplo, precisa de mais de 280 bilhões de reais em investimentos. São 303 projetos de transporte e logística.

“O Plano CNT de Transporte e Logística deixa claro o enorme desafio que o próximo presidente terá que enfrentar. Com as inúmeras demandas que pesam sobre o Estado, o setor público sozinho não dará conta de arcar com todo esse investimento. Será preciso atrair a iniciativa privada com oferta de segurança jurídica, bons projetos e retorno atraente para os investidores”, afirma o presidente da CNT, Clésio Andrade.

Foto: Agência Brasil

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.