Cummins apresenta powertrain híbrido no Salão de Hanover

A Cummins apresenta durante o Salão de Hanover 2018, na Alemanha, o PowerDrive, sistema de powertrain híbrido plug-in com carregamento das baterias via tomada de energia elétrica para aplicações em veículos leves, médios e pesados. O sistema híbrido está instalado em um caminhão Kenworth T370, um Classe 6 nos Estados Unidos – equivalente a um médio no Brasil. O sistema substitui a transmissão convencional e os comutadores em tempo real entre dois modos híbridos e dois puramente elétricos, otimizando o trem de força para a melhor economia de combustível em qualquer situação de direção.

O PowerDrive  tem estrutura híbrida flexível alterna entre os modos puramente elétrico – com 80 km de alcance – e híbrido, para trabalhos que exigem mais de 480 km de autonomia. Ele opera como um híbrido “em série” ou um híbrido “paralelo”. O modo “em série” é mais adequado para baixas velocidades e condução urbana (condições de parada/partida), enquanto o “modo paralelo” é ideal para velocidades mais altas e estradas.

Em um híbrido em série, o motor elétrico é o único meio de fornecer energia às rodas, a partir da energia da bateria ou do gerador. Em um híbrido paralelo, o motor a combustão e o motor elétrico se combinam para fornecer a potência que impulsiona as rodas.

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.