Driving Eco²: aliado na economia de combustível

Existem certos procedimentos básicos que contribuem na redução do consumo de combustível como calibrar os pneus, fazer o alinhamento, trocar periodicamente os filtros  e até a forma de conduzir o automóvel tem papel importante. Mas é preciso ser um expert em mecânica para saber quais os cuidados necessários? Na maioria das vezes não, no entanto, uma ajuda sempre é bem recebida.

Os modelos da Renault contam com a tecnologia Driving Eco², sistema que  detecta o modo de condução do motorista e fornece dicas facilmente aplicáveis que podem resultar em uma economia de combustível de até 20%. Para auxiliar o condutor, os veículos  da marca francesa oferecem informações instantâneas, com o Eco Advice, também conhecido como GSI – Gear Shift Indicator –, que indica os melhores momentos para realizar a troca de marcha; e Eco Monitoring, ou Indicador de Estilo de Condução, faixa luminosa no painel, que, por meio de variações de cor, do vermelho ao verde, mostra a intensidade do consumo de combustível em tempo real. Esta funcionalidade está presente no Kwid e no Captur.

Todos os modelos Renault com Media NAV, a central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, trazem o Driving Eco², que fornece um relatório detalhado da condução, uma pontuação para a qualidade da direção e dicas ao motorista. Para isso, utiliza informações em tempo real, extraídas de vários sensores como: posição do pedal de acelerador, velocidade, vácuo no coletor de admissão e marcha utilizada. O sistema apresenta três ferramentas: Relatório de Viagem, Eco Scoring e Eco Coaching.

 

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.