Nissan invade o Salão de São Paulo com o Godzilla

A Nissan confirmou que trará para o Salão do Automóvel de São Paulo, nada menos que GT-R, conhecido também como “Godzilla”. Produzido exclusivamente no Japão, é vendido sob encomenda no Brasil. Sob o capô, o superesportivo tem um motor biturbo V6 3.8 com 24 válvulas do GT-R desenvolve 572 c.v. de potência a 6.800 rpm e 64,9 kgfm de torque atingidos entre 3.300 e 5.800 rpm.

O motor é acoplado a uma transmissão automática com dupla embreagem de 6 velocidades com modo sequencial manual e opção de controle por alertas no volante. Já a potência do motor é transferida para as quatro rodas pelo eixo transversal traseiro independente e pelo sistema de tração batizado de ATTESA E-TS (Advanced Total Traction Engineering System for All-Terrain, ou “sistema avançado de engenharia para tração total em todo terreno.

Por dentro, o GT-R tem sistema multimídia com tela de 8 polegadas, e permite ao motorista saber, por exemplo, temperatura do líquido de arrefecimento, do óleo do motor e da transmissão, além da pressão do óleo do motor, da transmissão e do atuador de pressão do turbo.

O Godzilla conta com Controle Ativo de Ruído (ANC – Active Noise Cancellation), que identifica e reduz ruídos indesejáveis de baixa frequência, pela instalação de microfones posicionados estrategicamente na cabine, que empregam uma onda de som na mesma amplitude por meio de alto-falantes antirruído, anulando sons indesejáveis. Sistema ativo de melhoria do som (ASE – Active Sound Enhancement).

Segurança

O GT-R conta com vários recursos tecnológicos como o sistema avançado de airbags (AABS – Advanced AirBag System), que apresenta bolsas infláveis frontais com abertura em dois estágios para os ocupantes dos bancos dianteiros, sensores nos cintos de segurança e sensores de classificação dos ocupantes, que têm a capacidade de ajustar o nível de abertura das bolsas do sistema com base no uso do cinto de segurança e na gravidade da colisão.

Airbags para proteger contra colisões laterais estão integrados às laterais dos bancos dianteiros, de forma a se moverem junto com o motorista e o passageiro dianteiro, de acordo com o ajuste da posição do banco de cada um. O veículo também é equipado com airbags tipo cortina, instalados no teto, coluna de direção absorvedora de energia, além do sistema LATCH (Lower Anchors and Tethers for Children – sistema de fixação e segurança para crianças), com dispositivos de retenção compatíveis com a norma ISOFIX que não exigem o uso de cintos de segurança.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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