Férias pede revisão do sistema de ignição

O fim de ano está chegando. Junto com ele as festas de Natal e Ano Novo, além das férias de verão. Tudo planejado, mas e revisão do carro antes de pegar a estrada?  A manutenção preventiva é um passo importante para garantir o bom funcionamento do veículo, além da tranquilidade e segurança de todos. Um item que não pode ficar de fora dessa revisão é o sistema de ignição, em especial, as velas.

A vela de ignição, localizada no cabeçote do motor dos automóveis, tem a função de levar a corrente elétrica necessária para dentro da câmara de combustão e, por meio de centelhas, iniciar a queima da mistura ar-combustível. Esta peça está diretamente ligada à faixa ideal de temperatura da câmara e, consequentemente, ao bom funcionamento do motor.

Se o veículo está com dificuldades na partida, apresenta falhas nas acelerações e nas retomadas, aumento no consumo de combustível e perda de potência, isso pode significar que a vida útil da peça está chegando ao fim. A forma mais indicada para checar se a vela está em seu pleno funcionamento é por meio da aparência dos eletrodos e do isolador, que deverá ser feita por um profissional qualificado.

O tempo útil da vela varia de acordo com a intensidade de uso e é indicado uma verificação a cada 10.000 km rodados. Além disso, na hora da troca, aconselha-se verificar a resistência e a utilidade do cabo de ignição, já que se esse item estiver avariado, poderá também danificar a nova vela.

Segundo especialistas da Bosch é fundamental fazer um check-up regularmente com o objetivo de minimizar os custos (já que uma peça danificada pode comprometer outros sistemas), além de garantir mais segurança, prevenir acidentes e reduzir riscos nas vias. Assim, para evitar imprevistos, além de verificar as velas de ignição, é preciso realizar uma inspeção em diversos outros componentes, como bateria, filtros, freios, suspensão e alinhamento.

 

Antonio Puga

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.