Juntas homocinéticas: cuidados na aplicação

As juntas homocinéticas, responsáveis por transmitir de forma constante a força (torque) do motor e movimento às rodas, requerem atenção e alguns cuidados por parte dos reparadores na hora da instalação. “Excesso de torque pode comprometer a peça na região da rosca ou do entalhado. Por isso, é fundamental que o profissional da reparação utilize o torquímetro para colocar a porca de fixação”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Ele explica que a peça sempre acompanha uma tabela com os torques que devem ser aplicados.

Também é preciso ter atenção especial ao instalar as coifas, que são utilizadas como proteção da graxa que envolve as juntas homocinéticas. “É importante usar alicate especial para aplicar as abraçadeiras. Nunca utilize turquesa, pois a abraçadeira pode ficar folgada, possibilitando a entrada de resíduos ou soltura, ou ficar apertada demais e, assim, cortar a coifa”, adverte.

Silva lembra ainda que, além das ferramentas adequadas, para garantir a vida útil da peça, o reparador não deve descuidar da lubrificação, que deve ser feita com a graxa que acompanha o kit Nakata.

 

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.