Manutenção dos filtros garante o bom funcionamento da motocicleta

Os filtros de ar, óleo e combustível para motocicletas possuem a mesma função que os dos carros, que é de reter partículas indesejadas. Por isso, é fundamental a manutenção periódica, até porque o motor pode parar devido a um filtro de combustível entupido, ou até por um motor travado devido à falta de troca do filtro do óleo, que muitas vezes é esquecido.

O fabricante de filtros Wix Filter orienta que a manutenção é também mais segurança no trânsito e para o piloto. Afinal, o Brasil conta com uma frota d 2,4 milhões de motos circulando pelas ruas e estradas e a tendência é que o elemento filtrante do ar sature mais rapidamente.

Um alerta da empresa são as “adaptações” que alguns mecânicos e motociclistas fazem, instalando um filtro qualquer e não aquele indicado pelos fabricantes ou em alguns casos a remoção deste: existem vários riscos em tal prática, desde a parada do motor até o travamento do mesmo, além da possibilidade de incêndio em caso de filtro do combustível mal instalado ou de baixa qualidade.

 

 

 

Antonio Puga

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.