NGK tem dicas sobre sensores de banda larga

Atualmente, a atenção das fabricantes de veículos está voltada para a redução das emissões de poluentes e à eficiência energética. Nos últimos anos ocorreu uma grande evolução tecnológica nos motores nacionais. A sonda lambda é um dos componentes que recebeu significativo aprimoramento, passando a ser do tipo linear, que muitos mecânicos conhecem como sonda de banda larga e tem por função identificar a correta relação ar/combustível, proporcionando ajuste mais preciso do sistema de injeção eletrônica.

Mas, e na hora do reparo? Como é possível fazer a revisão? Qual o principal sinal de falha? O especialista da NGK tem dicas importantes para a substituição correta do produto.

O componente equipava apenas veículos do segmento premium, porém, agora, é de série em modelos mais populares, iniciando com o Volkswagen up! que utiliza a linha de motores EA211 turbo, ampliando para outras aplicações de veículos. De acordo com Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, uma característica deste sensor é que ele trabalha associado a um chip controlador que normalmente está dentro do módulo de injeção. “Desta forma, é recomendado utilizar a mesma marca da sonda original. Verifique a correta aplicação na tabela NGKNTK”, explica Mori.

 Neste sistema de injeção, o funcionamento é um pouco diferente dos sistemas convencionais. De acordo com a estratégia de trabalho do módulo de injeção (mistura rica, estequiométrica, pobre, homogênea ou estratificada). O sistema define um lambda ideal e compara com o lambda lido pela sonda, normalmente há uma margem de tolerância que geralmente é pequena. Um ponto de atenção é quando o veículo é calibrado para um combustível que não é o brasileiro. Como o combustível local contém etanol, às vezes fica muito perto do limite de tolerância sem que o veículo apresente algum problema.

 Fique atento

O diagnóstico deste sistema é muito mais complexo. Quando há uma avaria, é necessário fazer um diagnóstico completo do sistema de injeção e seguir os procedimentos de testes estipulados pelo fabricante do veículo, normalmente o diagnóstico da sonda é por exclusão.

 Com o objetivo de facilitar o diagnóstico e a realização dos testes, alguns fabricantes de equipamentos de diagnóstico, conhecidos como scanners já estão trabalhando para disponibilizar em suas plataformas os procedimentos de testes destes sistemas.

Antonio Puga

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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