Nissan mostra a tecnologia Invisible-to-Visible

 A Nissan apresenta na Consumer Eletronic Show 2019 (CES) em Las Vegas, de 8 a 11 de janeiro a tecnologia de carros conectados do futuro, o conceito Invisible-to-Visible (I2V ou Invisível para Visível), que mescla o mundo real e virtual para ajudar os motoristas a “enxergarem o invisível”.

O I2V dará apoio aos motoristas ao mesclar as informações dos sensores internos e externos dos carros com dados armazenados na nuvem. Isso permitirá que o sistema não apenas rastreie o entorno do veículo, mas também antecipe o que está à frente ou para acontecer – mostrando, por exemplo, o que está atrás de um prédio ou na próxima esquina. As orientações são fornecidas de maneira interativa e humana, como por meio de avatares que aparecem dentro do carro.

O I2V funciona com a tecnologia Omni-Sensing da Nissan, que serve como uma central que coleta dados em tempo real do tráfego e do entorno e interior do veículo. A Nissan Seamless Autonomous Mobility (SAM, ou tecnologia de mobilidade autônoma integrada da Nissan) analisa o ambiente das ruas e estradas por meio de informações relevantes em tempo real, e o sistema ProPILOT de condução semiautônoma da Nissan fornece informações sobre o entorno do carro. A tecnologia mapeia um espaço virtual de 360 graus ao redor do carro para fornecer informações sobre a situação das ruas e cruzamentos, visibilidade, sinalizações, assim como pedestres no entorno. Ela também pode monitorar as pessoas dentro dos carros usando sensores interiores para conseguir antecipar quando elas poderão precisar de assistência, como para achar alguma coisa ou avisá-los a hora certa de parar para tomar um café para se manterem alertas.

Durante a condução manual, o I2V fornece informações por meio do sistema Omni-Sensing sobreposto ao campo de visão do condutor. Essas informações ajudam o motorista a avaliar e a se preparar para situações como cruzamentos com pouca visibilidade, condições irregulares da estrada, como buracos, ou tráfego que se aproxima.

Antonio Puga

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.