Use os faróis corretamente

A principal dúvida de muitos motoristas é: se meu carro tem DRL (Daytime Running Lights), preciso acender o farol baixo nas estradas? A resposta, segundo a fabricante de lâmpadas automotivas Philips é NÃO.

Juliana Gubel, gerente de Marketing da Lumileds para América Latina, explica que a luz de rodagem diurna (DRL) tem a função de deixar o automóvel mais visível durante o dia e elimina a necessidade do farol baixo nas estradas.

“O uso correto do sistema de iluminação eleva a segurança e alguns equipamentos são obrigatórios por lei em determinadas situações, a exemplo da farol baixo durante o dia nas estradas”, afirma Juliana. Não acionar o farol baixo nas estradas do País durante o dia pode acarretar em multa de R$ 130,16, além de acumular quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Farol baixo
O motorista deve acionar o farol baixo durante o dia nas estradas e o sistema deve ser acionado quando se trafega em períodos noturnos. O farol baixo serve para iluminar a via à frente nos pontos corretos estratégicos para não ofuscar a visão de quem trafega no sentido contrário.

Farol alto
Sistema possibilita ao condutor a enxergar com mais eficiência a distância. O uso do farol alto só é permitido em vias sem iluminação, sendo que o motorista não deve acionar este sistema quando estiver atrás de um outro veículo ou ainda cruzar com ele para não causar ofuscamento.

Luz de posição
Conhecida também como lanterna frontal, a luz de posição não deve ser usada para iluminar a via e tem como finalidade sinalizar a presença do veículo para outros motoristas e pedestres. Deve ser acionada em situações como uma breve parada no período noturno para embarque e desembarque e em estacionamentos para o motorista realizar a movimentação do carro.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.