Goodyear testa pneu para veículos autônomos

Como será o pneu dos veículos autônomos? Necessitarão de fórmulas especiais? Ou o que já existe atende as necessidades? Estas são algumas questões que a Goodyear espera responder em breve. A empresa reforçou a parceria com a fabricante norte-americana de ônibus autônomos Local Motors para realizar testes de pneus no modelo Olli, um veículo autônomo que acomoda oito passageiros.

A Goodyear será a fornecedora exclusiva de pneus do Olli e receberá dados detalhados sobre as necessidades operacionais e de manutenção dos pneus instalados nos veículos sem motorista.

Chris Helsel, diretor de tecnologia da Goodyear, afirma que a companhia aprende com programas pilotos e parcerias com startups líderes de mercado, transformando dados avançados de compartilhamento de veículos em informações utilizáveis e conectadas para melhorar o desempenho dos pneus e beneficiar os clientes.

O veículo Olli está sendo usado no complexo Mcity-Test Facility da Universidade do Michigan, um hub de pesquisa e desenvolvimento público-privado para carros autônomos e mobilidade. A Goodyear também está equipando três ônibus autônomos operados pela Sales-Lentz Group S.A. em Luxemburgo. Os pneus trazem sensores que coletam dados operacionais em aplicações reais e são instalados em ônibus que transportam até 14 passageiros.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.