BMW amplia pontos de recarga para híbridos e elétricos

O grupo  BMW  vai instalar até o final do ano mais 40 pontos de recarga, passando para 150 unidades. Os primeiros recarregadores foram colocados entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e funcionam em pontos estratégicos de grande circulação como supermercados, shopping centers e postos de combustíveis. Os pontos atendem veículos BMW e Mini.

No ano passado a BMW vendeu mais de 142 mil veículos eletrificados (bateria elétrica e plug-in híbrido) no mundo, em 2018, confirmando assim o seu papel de liderança no campo da eletromobilidade, um aumento de 38,4% nos emplacamentos deste tipo de veículo em relação a 2017. Ao fim deste ano, o  grupo deve atingir a meta de meio milhão de veículos eletrificados produzidos pela empresa nas ruas. A Europa é a maior região consumidora representando mais de 50% das vendas em 2018.

Até 2021, a empresa terá cinco modelos totalmente elétricos: o BMW i3, o MINI Electric, o BMW iX3, o BMW i4 e o BMW iNEXT. Em 2025, o número deve crescer para, pelo menos, doze modelos.

Entre os modelos comercializados no país estão o MINI Cooper S E Countryman ALL4, o primeiro modelo da marca britânica equipado com um sistema híbrido de propulsão, sendo o propulsor elétrico tem potência de 88cv (65kw) e torque instantâneo de 165Nm, além de permitir que o veículo rode puramente elétrico por até 40 quilômetros de distância e alcançando velocidade de até 125 km/h, livre de emissões. Já o motor a combustão TwinPower Turbo, de três cilindros e 1.499 cm³, está apto a entregar 136cv (100kw) e 220Nm de torque, a partir de 1.250 rpm. O veículo custa R$ 214.990.

BMW eDrive, que integra um motor elétrico associado a um motor de quatro cilindros e 1.998 cm³, movido a gasolina, e apto a entregar 184cv, entre 5.000 e 6.500 rpm, e 290Nm de torque, de 1.350 a 4.250 rpm. A potência combinada é de 252cv, a mesma do BMW 530i, e o torque acumulado atinge 420Nm – 70Nm a mais que a versão a combustão, com preço estimado de R$ 328.950.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.