Bosch desenvolve tecnologia para carros voarem

Os engarrafamentos são cada vez mais comuns nas cidades. Quem nunca pensou em ter um carro igual ao do desenho Os Jetsons ou o DeLorean do filme De Volta para o Futuro?  Se depender da Bosch o céu  será a saída. Segundo a previsão do Boston Consulting Group até 2030 pessoas em todo o mundo farão 1 bilhão de viagens em táxis aéreo – uma vez que os serviços de carona compartilhada também terão estabelecidos rotas fixas acima do chão. Além disso, a maioria destes veículos aéreos será capaz de operar sem a presença de um piloto.

A empresa vem desenvolvendo um sensor de última geração para fazer com que esses voos sejam especialmente seguros, confortáveis e práticos. “Os primeiros táxis voadores deverão estar aptos para atuar nas principais cidades já em 2023 ”, garante afirma Harald Kröger, presidente da divisão Automotive Electronics da Bosch.

 Para ajudar a atingir este objetivo, a empresa mapeou uma lacuna no mercado: tecnologia aeroespacial convencional é muito cara, volumosa e pesada demais para ser usada em táxis voadores autônomos. Entretanto, sensores modernos que são usados na condução autônoma ou no sistema ESP podem, potencialmente, preencher esta lacuna.

Os sensores já estão em uso em diferentes veículos, a unidade universal de controle é projetada para determinar a posição do táxi aéreo a todo momento, permitindo o controle com precisão e segurança. Os sensores de aceleração e de taxa de guinada mensuram precisamente os movimentos e o ângulo dos táxis voadores, por exemplo, fornecem os dados necessários.

Crescimento

O mercado de viagens por meio de táxis aéreos elétricos nas cidades deve ter um crescimento substancial nos próximos anos. Voos de teste estão programados para começar nas cidades como Dubai, Los Angeles, Dallas e Singapura em 2020 – enquanto especialistas esperam que as operações comerciais comecem já em 2023.

Consultores da Morgan Stanley calculam que o mercado de táxis voadores pode chegar a faturar 1.35 trilhão de euros (1.5 trilhão de dólares) até 2040, estendendo-se para além dos Estados Unidos e sudeste da Ásia, incluindo grandes e médias cidades na Alemanha também.

Dependendo do conceito e da capacidade de passageiros, um táxi voador custará cerca de 500 mil euros. Como resultado, veículos aéreos elétricos e autônomos oferecem vantagens, especialmente para compartilhar soluções.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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