Volkswagen adere ao Programa Logística Verde

A Volkswagen caminhões e ônibus  participa do Programa Logística Verde Brasil (PLVB), que tem como objetivo promover a sustentabilidade na indústria. A adoção de uma nova forma de transporte interno na fábrica já proporcionou a redução de 67% nas emissões de CO2.

O projeto foi denominado Drop & Hook, e teve a substituição de três carretas por um cavalo mecânico Constellation 19.330, onde o engate e desengate é feito automaticamente e rápida, possibilitando maior velocidade nas entregas de materiais, ganhos de produtividade, redução no consumo de combustível e nas emissões de poluentes.

O veículo conta com uma cabine modificada, com porta de acesso traseira e quinta roda automatizada. O custo total deste transporte ficou 60% menor, uma economia de mais de 65% apenas com o gasto de combustível.

O processo de transferência de componentes do centro de distribuição à linha de produção final, com um trajeto de 1,6 km de extensão, foi identificado como um dos desafios para maior produtividade logística na fábrica, a rota utilizava três caminhões durante cada turno de produção e operava com o triplo do óleo diesel utilizado atualmente com o projeto para adoção de somente um cavalo mecânico.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.