Nova Ranger traz assistente autônomo de frenagem

A versão topo da linha da picape Ranger, da Ford, traz de série assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres. O equipamento tem entre suas funções o  auxiliar o motorista a evitar colisões com outros veículos ou pedestres. Ele conta com duas câmeras de alta resolução instaladas no para-brisa, uma voltada para o terreno e outra para o horizonte, e um radar embutido no para-choque dianteiro e um sensor do tamanho de um celular instalado abaixo da placa de licença.

O sistema é capaz de operar em velocidades de 5 km/h até 80 km/h, com três níveis de atuação. No caso de detectar uma possível colisão com um veículo ou pedestre, o motorista é avisado através de um ícone de alerta no painel que emite um sinal sonoro. Ao mesmo tempo, pré-carrega os freios para aumentar a força de parada quando o motorista pisar no pedal. Se o motorista não realizar nenhuma ação ele aciona automaticamente os freios para evitar o impacto ou ajudar a reduzir os seus danos.

O motorista pode ajustar a sensibilidade do sinal de alerta em três níveis – baixo, médio e alto – e tem prioridade nos comandos. Todas as ações que ele fizer no acelerador e no freio se sobrepõem ao sistema.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.