Revisão garante férias tranquilas

O mês de julho é a época das férias por conta do recesso escolar. Mas antes de pegar a família para uma viagem, é fundamental fazer a manutenção preventiva do veículo. Nada melhor do que evitar imprevistos no momento de lazer.

Para o engenheiro mecânico e diretor do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias em Engenharia (Ibape/SP), Hélio da Fonseca Cardoso, ressalta a importância dos cuidados preliminares antes de qualquer passeio. “O primeiro passo é a manutenção básica que o próprio dono do veículo pode fazer, tais como: calibrar os pneus conforme dados do manual do veículo e verificar o estado (lembre-se que a profundidade mínima dos sulcos é 1,6 mm), caso esteja muito desgastado, efetue a troca. Checar o nível de óleo do motor, não é recomendado simplesmente completá-lo para evitar problemas. Verificar o nível do composto para refrigeração do motor (não é água pura, mas sim mistura de água desmineralizada com aditivo indicado pelo fabricante na proporção correta). Checar as luzes em geral, caso alguma não esteja funcionando, substitua por outra idêntica, orienta.

O especialista destaca outros cuidados: sistema elétrico estado da bateria, produção de energia por parte do alternador que irá manter a carga. Estado do motor de partida e existência de elementos que estejam roubando carga da bateria. Isso evitará que o veículo pare em uma rodovia durante a viagem.

Sistema de freios: Diretamente ligado a segurança do veículo, devem ser analisados os estados de pastilhas, discos, lonas e tambores, eventualmente poderão ser requeridos apenas ajustes. Outro ponto importante é a verificação do fluido de freio, assim como o cilindro mestre, cilindros de rodas e estado das pinças.

Sistema rodante: além do estado dos pneus, as rodas também devem ser analisadas, assim como os rolamentos. Pode ser necessário realizar alinhamento de direção e balanceamento.

Sistema de suspensão: estado das bandejas e suas buchas, estado dos amortecedores.

Sistema de direção: folgas nos terminais e na própria caixa de direção.

Sistemas de segurança: estado dos cintos de segurança e do sistema de airbag, chegar se a luz-espia do painel está acesa.

Motor: estado dos filtros (lubrificante, de ar e de combustível), necessidade da troca de óleo conforme determinação do fabricante quanto ao tipo de óleo e quilometragem para troca.

Tomando esses cuidados, certamente a viagem de férias tem tudo para ser um momento de  descanso para toda a família.

*foto Agência Brasil

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.