Estudantes preparam carros para Fórmula SAE

A 16ª edição da 16ª Competição Fórmula SAE Brasil, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro em Piracicaba (SP), promete ser uma dos mais concorridas. Estudantes de engenharia de 53 instituições de ensino superior de 14 Estados e Distrito Federal preparam os veículos que irão participar prova.  

Os carros lembram um Fórmula1, são projetados e construídos por estudantes de cursos em diversas áreas da engenharia, sob a supervisão de professores. Eles são também responsáveis pela organização e gestão do trabalho das equipes, além da viabilidade econômica do projeto.

 As equipes que obtiverem as melhores pontuações na etapa brasileira poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos em 2020 pela SAE International.

 Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.