Sessentão em forma

O Mini completou nesta segunda-feira (26/8), 60 anos, em plena forma. A idade não pesou em nada no carrinho que se mantem jovem e revolucionário. Desde a sua primeira aparição no dia 26 de agosto de 1959, ele surpreendeu a todos.

Os dois primeiros modelos foram o  Morris Mini-Minor e o Austin Seven.  Pequeno por fora, bom espaço interno , assentos para quatro ocupantes, economia de combustível e um preço acessível – esta foi a proposta do criador do Mini, o engenheiro e designer Alec Issigonis recebeu da fabricante inglesa, a BMC. E as ideias brilhantes que ele implementou no desenvolvimento destes dois modelos tiveram impacto transportado com sucesso para outras variantes do carro.

O Mini cumpriu todas as exigências de seu tempo, oferecendo ainda outros atributos neste mesmo processo. Medindo apenas 3,05 metros ou 120 polegadas de comprimento e vendido a £ 496 (aproximadamente R$ 2.500), era perfeito para vagas apertadas de estacionamento. Também despertou interesse em quem buscava um carro eficiente, mas também desempenho esportivo. O atual Mini  não perdeu seu charme, combina dirigibilidade ágil, com esportividade e design.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.