Alerta para as válvulas termostáticas

O superaquecimento do motor é um dos temores de qualquer motorista. Até  porque pode colocar os ocupantes do veículo em risco e causar desgastes em diversos componentes. Tão prejudicial quanto o superaquecimento, no entanto, é manter o propulsor operando em uma faixa de temperatura muito baixa.

Por isso, é fundamental ter toda a atenção as válvulas termostáticas. Elas são responsáveis pelo controle da temperatura de funcionamento dos motores de combustão interna, mantendo-a em níveis ideais ,para que proporcionem o melhor desempenho em termos de potência, consumo e emissão de poluentes. É ela que bloqueia ou libera a passagem do líquido de arrefecimento do motor para o radiador através de uma cápsula com cera expansiva, localizada em seu interior, que “fecha” ou “abre” a válvula conforme a variação de temperatura do motor.

As válvulas termostáticas são calibradas de acordo com as especificações de cada motor. Por isso, é importante a utilização de peças de qualidade reconhecida, uma vez que é indispensável que o componente seja produzido com os parâmetros de abertura e fechamento idênticos aos da peça original, assegurando o funcionamento do motor dentro das características de fábrica, orientam os especialistas da Magneti Marelli Cofap.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.