Cuidados com os amortecedores do caminhão

Fazer a manutenção preventiva é fundamental para prolongar a vida dos componentes de um veículo, principalmente o sistema de suspensão que é constantemente exigido. No caso de caminhões o cuidado deve ser ainda maior, como orienta especialistas da  Paccar, distribuidor de peças para caminhões e carretas.

O motorista deve estar atento aos sinais de desgaste prematuro do componente. As principais causas são: excesso de carga, rodar com pneus desgastados ou descalibrados, passar por lombadas e buracos em alta velocidade, rodar com componentes da suspensão em mau estado de conservação e, ainda, deixar de fazer o alinhamento da direção.

Alguns sinais de desgaste são sutis, e  muitas vezes  passam despercebidos pelo motorista. Por isso, é importante fazer a revisão periodicamente. É preciso fazer a inspeção dos amortecedores também sempre que notar problemas de dirigibilidade, perda de tração ou derrapagens, inclinação excessiva nas curvas, balanço ao arrancar com o caminhão, excesso de vibração e ruídos ou estalos na suspensão.

Amortecedores desgastados podem causar perda de estabilidade, levando a acidentes graves, além do desgaste irregular dos pneus e perda de eficiência na frenagem, aumentando o espaço necessário para a parada total do veículo.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.