Jac Motors aposta nos elétricos

A fabricante de veículos chinesa Jac Motors pode não ser pioneira no Brasil no carro elétrico, mas teve a ousadia de trazer para o país nada menos do que cinco veículos movidos unicamente a eletricidade. O pacote que foi apresentado em São Paulo conta com três Suvs, uma picape e um caminhão.

Compacto iEV 20 será vendido por 119.900, o elétrico mais barato do país

Todos os modelos não chegam de uma tacada, eles serão comercializados gradativamente. O primeiro é o iEV 40, suv médio que tem autonomia de 300 km, bateria de 40 kWh, 115 cv de potência, atinge a velocidade máxima de  140 km/h e custa R$ 153. 500.

Nada de alavanca de câmbio, basta com um toque selecionar no console central a posição D (drive), e aproveitar o silêncio do carro

Em janeiro de 2020 será a vez do iEV 20, que é apresentado como um “suv de entrada”, mas está mais para um compacto. Possui 41 kWh de capacidade máxima de carga, 68 cavalos de potência, 320 km de autonomia e tem preço sugerido de R$ 119.900.

No mês de abril a Jac começa a vender a primeira picape totalmente elétrica do mundo, a iEV 330P,tem 67 kWh e 320 km de autonomia e custará R$ 229.900. Julho é a vez do SUV iEV 60, com 63 kWh de capacidade de carga e autonomia de 380 km, e  custará R$ 229.900

Picape é voltada para autarquias e órgãos governamentais

Fechando o ano de 2020,  mais precisamente em  dezembro , chega o caminhão iEV 1200T, que terá capacidade para 6 toneladas de PBT, 97 kWh e 200 km de autonomia, custando R$ 259.900.

Durante a apresentação feita pelo presidente da marca asiática, Sérgio  Habib, deixou claro que os Suvs são destinados ao uso em centros urbanos, lembrando que a maioria dos motoristas rodam em média  50 km por dia. Para convencer o possível ele acena com o preço baixo nas revisões (em torno de R$ 600), poluição zero, recarga não irá pesar na conta de energia, e uma série de tecnologias: baterias de íon-lithium com sistema líquido de arrefecimento, que garantem o uso numa faixa ideal de temperatura, evitando que haja desperdício de carga por excesso de frio e/ou calor; sistema de trava do cabo de recarregamento quando está sendo usado, só libera do engate quando destravado pelo controle remoto de abertura das portas dos carros; i-Pedal – tecnologia que regenera a carga das baterias nas desacelerações, podendo ser intensificada pela função ECO, disponível no painel de instrumentos.

Em breve o vídeo dos testes nos modelos elétricos da JAC Motors estarão disponíveis.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.