Não esqueça dos cabos de ignição

Não é raro o proprietário de um veículo esquecer na manutenção preventiva de verificar os cabos de ignição. É um descuido sério, até porque o sistema de ignição possui diversos componentes que trabalham para o correto funcionamento do motor, e os cabos de ignição estão entre eles.

Para quem não sabe sua função é o de conduzir a corrente elétrica da bobina até a vela de ignição, sem permitir fugas de corrente, para que seja convertida em uma centelha que dará início à reação de queima da mistura ar/combustível para a partida do carro.

Fábio Pignatari, gerente de Produto e Desenvolvimento da Lucas- empresa de componentes automotivos- diz que muitas vezes as pessoas esquecem dele na manutenção. “O cabo de ignição, muitas vezes, é esquecido na hora da manutenção, justamente por ser considerado apenas uma ligação entre a bobina e a vela. Porém, é tão importante no funcionamento do sistema quanto a própria vela”, afirma .

Segundo  Pignatari existem diversos sinais que mostram que os cabos de ignição precisam ser trocados. Ele ressalta que é importante consultar um mecânico de confiança e utilizar componentes de qualidade: Dificuldade para dar a partida; Falhas do motor em marcha lenta; Perda de potência no motor em movimento; Aumento no consumo de combustível;; trancos no motor ao acelerar em ultrapassagens ou subidas e a quilometragem da última troca de cabos atinge 40 mil quilômetros.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.