NGK orienta uso da vela de ignição com rosca orientada

A NGK está comercializando no país a vela de ignição com rosca orientada. O componente estás presente nos principais veículos lançamentos automotivos. A vela tem como função  melhorar a eficiência na queima de combustível e, consequentemente, a melhoria nos níveis de emissões de gases poluentes. 

Segundo  Hiromori Mori , consultor de Assistência Técnica da NGK, essa tecnologia era utilizada em veículos de alta performance.  “Pouco tempo atrás, a técnica de direcionar o eletrodo da vela era aplicada em veículos de alta performance e de competição. Agora, esta tecnologia já está disponível originalmente em alguns modelos nacionais de veículos. As velas de ignição com rosca orientada estão presentes nos motores mais modernos, tanto no Brasil quanto na Europa”, explica.

Para uso desta tecnologia, os cabeçotes (parte superior do motor) também precisam possuir rosca orientada. A abertura dos eletrodos deve ficar voltada para o fluxo de combustível dentro da câmara de combustão. Isso resulta no melhor aproveitamento da mistura ar/combustível e, consequentemente, mais economia e aumento de desempenho.

“Ao contrário das velas de ignição convencionais, as velas com rosca orientada devem ser milimetricamente alinhadas à rosca do cabeçote, e a ação exige que o profissional da reparação sempre utilize um torquímetro, ferramenta que permite a aplicação do torque correto de aperto da vela”, finaliza.  

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.