Nissan mostra o conceito Ariya

A Nissan apresentou no Salão do Automóvel de Tóquio o crossover-conceito elétrico Ariya. O veículo conta com dois motores elétricos e uma infinidade de tecnologias, além de um design futurista.

O Ariya Concept  mede 4.600 mm de comprimento, 1.920 mm de largura e 1.630mm de altura,   possui amplos para-lamas dianteiros, faróis finos de LED, rodas de alumínio de 21 polegadas com cinco raios, com pneus customizados, na traseira a lanterna em forma de lâmina com lentes escurecidas percorre toda a largura da carroceria.

O painel de instrumentos não tem a quantidade de  botões dos veículos tradicionais, os controles táteis estão integrados. Quando o carro não está sendo utilizado, eles desaparecem na superfície. Os únicos controles físicos são o botão start, um único botão de controle da tela de 12,3 polegadas, os bancos são forrados com couro perfurado.

A veículo  conta com várias tecnologias como o Nissan Intelligent Mobility – Intelligent Driving, Intelligent Power e Intelligent Integration,  ProPILOT 2.0 de assistência à condução, o sistema permite a condução sem as mãos, quando o crossover se aproxima de uma bifurcação, ou quando for possível ultrapassar o sistema avalia o tempo necessário para mudar de pista ou ultrapassar, com base em informações do sistema de navegação e sensores com visão 360°. O motorista recebe orientação intuitiva visual e sonora, sendo alertado a colocar as duas mãos na direção e confirmar o início destas operações por meio de um botão.

A gestão da energia armazenada na bateria permite fazer trajetos de longa distância, sem longos tempos de recarga. Quando chega a hora de recarregar, ele utiliza a tecnologia CHAdeMO de recarga acelerada para energizar a bateria de forma rápida e conveniente. A porta de recarga é destravada assim que o motorista se aproxima e utiliza diferentes cores para mostrar o status da carga da bateria.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 14 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.