Cuidados com o compressor do ar-condicionado

A chegada do verão é também a época que os motoristas mais utilizam o ar-condicionado do carro.  Mas é preciso alguns cuidados com os componentes, como o compressor. Considerado o coração do sistema de ar-condicionado, garante que o fluido refrigerante circule pelo sistema, possibilitando a troca e a dissipação do calor.

O compressor tem como função mover e comprimir o fluido refrigerante, para que aumente a pressão do sistema e ocorra a troca de temperaturas nos momentos adequados. Quando o compressor apresenta algum tipo de problema, compromete todo o processo de refrigeração do veículo.

Compressor é componente fundamental do sistema de ar-condicionado

Segundo o coordenador de Suporte ao Cliente Aftermarket da Delphi Technologies, Pedro Valencio, é comum que aconteça o desgaste das peças à medida que a quilometragem aumenta. “A manutenção preventiva adequada pode prolongar a vida útil do compressor. Por isso, é recomendado dar atenção para o sistema de ar-condicionado uma vez por ano, seguindo corretamente todos os procedimentos técnicos”, afirma.

“Se o motorista perceber o mau desempenho do ar-condicionado, é preciso procurar um especialista, para que o profissional possa verificar se há o acionamento do compressor, falta de fluido refrigerante, problemas em filtros e outros fatores que podem atrapalhar o funcionamento do sistema, causando danos internos na peça. Além disso, é importante avaliar se o fluído refrigerante utilizado é de boa qualidade, se o mecânico realizou o vácuo e a limpeza do sistema, e se a quantidade deste fluido está adequada de acordo com o manual do fabricante”, orienta  Valencio.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.