Conectividade é o caminho da Ford para os caminhões

Enquanto vários fabricantes de caminhões apresentam modelos voltados para um ou maias segmentos, a Ford levou para seu estande na Fenatran veículos que estão chegando ao mercado, em todos os segmentos. Mas na mesma velocidade para enfrentar os adversários do setor, a marca americana investiu muito em tecnologia. Tecnologia que pode estar na cabeça ou no painel de instrumentos do caminhão.

Com 60 anos de Brasil, a coletiva do presidente para a América Latina, Lyle Watters, destacou a presença da Ford, não só na área de caminhões, mas de automóveis. Claro, sem deixar passar os investimentos em tecnologia.

Exemplo desta tecnologia é o Cargo Connect que conta com sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras diretamente conectadas a uma central de operações, gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência, sistema de diagnóstico preventivo e um aplicativo que mede o desempenho do motorista e central multimídia no painel com tela de 7 polegadas.

Boné avisa ao motorista quando ele está cansado

Outra novidade é o boné alerta. Embora aparente ser um boné comum, ele interpreta os movimentos de cabeça do motorista através de sensores e avisa quando ele está com sono para fazer uma parada de descanso. O alerta é feito por três tipos de sinais: vibratório, visual e sonoro.

“A Ford é a primeira montadora a pensar em um ‘wearable’ (tecnologia de vestir) para utilização enquanto o motorista está ao volante e que pode contribuir na prevenção de acidentes. Dessa forma, reforçamos nosso compromisso de trazer tecnologia embarcada não só nos veículos, mas também em acessórios capazes de facilitar a vida do motorista, e o foco na segurança como prioridade nos nossos investimentos em tecnologia”, comentou Lyle Watters.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.