Ruas esburacadas trazem prejuízos para os motoristas

Chuva contribui no aumento dos buracos nas cidades

Quem trafega nas cidades brasileiras convive diariamente com centenas de buracos e crateras existentes nas ruas. O resultado é o do proprietário do veículo estar constantemente em uma oficina fazendo o reparo do veículo. Esse excesso de buracos acaba afetando a suspensão, além de danificar os pneus.

Se nos dias ensolarados já é difícil para o motorista evitar os buracos, quando chove a situação piora consideravelmente. Algumas oficinas, durante esse período, aumentam o fluxo de serviços e atendimentos em quase 15%, por conta dos clientes que buscam consertos emergenciais dos pneus ou suspensão de seus veículos.

O gerente de engenharia e Inovação do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da Dpaschoal, Eliel Bartels, calcula que nas grandes cidades do país cerca de dois mil buracos apareçam diariamente. “Numa cidade como São Paulo, a maior do país, se estima que mais de dois mil buracos apareçam todos os dias, principalmente na temporada de chuvas. São milhares de armadilhas que, diariamente, os motoristas precisam escapar para evitar prejuízos severos”, explica.

Para tentar escapar destas armadilhas o especialista tem algumas dicas.

Mantenha os pneus calibrados. Verifique a pressão dos pneus, de acordo com o manual do veículo, com mais frequência, pois estes componentes também servem como um “sistema de amortecimento” e se estiverem murchos ou com pressão excessiva, irão prejudicar o sistema de suspensão.

Ao perceber buracos à frente, diminua a velocidade, evitando pisar bruscamente no pedal de freio. Frear com muita intensidade, quando a suspensão estava comprimida, pode prejudicar a movimentação do conjunto, causando até mais danos que o próprio buraco.

Passe pelo buraco com o veículo de frente, ou seja, em linha reta e “solto”, pois isso vai proporcionar que todo o curso da suspensão trabalhe, de forma a absorver melhor o impacto. Passar propositalmente de lado pelos buracos, sobrecarrega só um braço da suspensão, podendo gerar uma torção inadequada na carroceria e possíveis danos.

Colocar pneus de perfis muito baixo, diferentes da especificação da montadora, pode diminuir o conforto do motorista e dos passageiros, especialmente quando transitando numa via esburacada. Pneus que não atendam às necessidades do veículo também aumentam a possibilidade de danos à suspensão.

Após passar pelo buraco, se sentir trepidar o volante, notar barulhos diferentes ou o veículo puxando para um lado, procure um especialista mecânico, numa oficina de confiança, para descobrir o que está errado.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.