A Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions (VLS) apresentou uma série de inovações na Automec 2025, com destaque para produtos que atendem às necessidades do mercado como soluções de reparo e peças de reposição voltadas para as demandas atuais e futuras do ecossistema de mobilidade.
Diante da tendência de veículos eletrificados, o ecossistema de mobilidade está mudando. Em resposta a essa tendência, a Schaeffler VLS está intensificando seu foco em novas tecnologias, especialmente no contexto de veículos eletrificados, que constituem uma parcela crescente da frota de veículos. A empresa prevê um aumento na demanda por peças de reposição e soluções de reparo para esses tipos de veículos, incluindo carros de passeio e veículos comerciais. Em consonância com essa tendência, a Schaeffler VLS está expandindo seu portfólio de produtos, ainda mais fortalecido pela recente aquisição da Vitesco Technologies pela Schaeffler.
Na edição de 2025 da Automec, a Schaeffler VLS apresentou suas inovações organizadas em três áreas temáticas: Transmissão, Motor e Chassi. Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos novos produtos adicionados ao portfólio por meio da integração da Vitesco Technologies, incluindo as Unidades de Controle de Transmissão (TCU) e sensores de Óxido de Nitrogênio (NOx).
Transmissão
Parceira consolidada na indústria automotiva, a Schaeffler VLS fornece equipamentos originais para todos os tipos de embreagens, incluindo inovações como a dupla embreagem e o volante bimassa (DMF). No campo de reparos, o portfólio da marca LuK oferece produtos para manutenção profissional. O sucesso é ainda potencializado pela inclusão da Unidade de Controle de Transmissão (TCU), que reforça a liderança da Schaeffler VLS no mercado.
A Schaeffler VLS continua a inovar com tecnologia de ponta. Seu volante bimassa (DMF) com pêndulo centrífugo se destaca por reduzir as vibrações geradas por motores a combustão, garantindo melhor desempenho e uma condução mais suave. O amortecedor de vibração DMF está disponível para todos os tipos de transmissões, incluindo sistemas de dupla embreagem para veículos híbridos, reforçando o compromisso da empresa em oferecer soluções inovadoras para cada tipo de configuração.
A tecnologia de transmissão de dupla embreagem (2CT) proporciona trocas de marcha suaves e contínuas, garantindo tração ininterrupta durante a condução. Essa tecnologia reduz significativamente o consumo de combustível e as emissões de CO2, atendendo às crescentes demandas por sustentabilidade e eficiência energética.
Embora complexo, o sistema de dupla embreagem funciona de forma simples: ele utiliza duas embreagens em eixos separados dentro de uma única caixa de câmbio. Cada sub-transmissão, semelhante a uma transmissão manual, possui sua própria embreagem dedicada. Durante a condução, as marchas são trocadas de forma rápida e automática, com uma embreagem gerenciando as marchas ímpares e a outra cuidando das marchas pares e da ré. Isso resulta em um desempenho automotivo otimizado.
A Schaeffler VLS fortaleceu sua posição no mercado de reposição independente ao combinar inovação e qualidade, como refletido em seu exclusivo portfólio LuK RepSet 2CT. Este sucesso é ainda potencializado pela recente inclusão da TCU para a transmissão de dupla embreagem compatível com VW DQ200, VW DQ250 e Ford Powershift, ampliando seu portfólio e consolidando sua liderança no mercado.
A Unidade de Controle de Transmissão (TCU) é um componente essencial para o funcionamento eficiente dos sistemas de câmbio automático. A TCU desempenha um papel crucial na gestão das trocas de marcha, utilizando informações de vários sensores na transmissão para determinar o momento ideal de cada mudança. Este processo é cuidadosamente executado com base na velocidade do veículo, rotação do motor e carga do acelerador, garantindo suavidade e desempenho ideal do veículo. Além disso, a TCU comunica-se com outros sistemas do veículo, como a ECU (Engine Control Unit), monitora a saúde da própria transmissão e diagnostica possíveis falhas, assegurando que a transmissão opere sempre dentro dos padrões de segurança e eficiência. Com a TCU, os veículos alcançam um equilíbrio perfeito entre desempenho e eficiência, destacando ainda mais a evolução tecnológica presente na indústria automotiva. Como um verdadeiro avanço tecnológico, a TCU se sobressai por sua capacidade de aprimorar a experiência de direção, tornando-a mais segura, econômica e adequada às necessidades dos motoristas modernos.
O kit de reparo completo para a embreagem de desconexão automatizada da LuK ‘RepSet C0’ está presente em diversos veículos híbridos equipados com transmissões de dupla embreagem e desempenha um papel crucial ao permitir que o motor elétrico e o motor de combustão funcionem de forma independente. Com foco em inovação e eficiência, essa solução avançada reflete o compromisso da Schaeffler em atender às crescentes demandas por tecnologias automotivas sustentáveis e de alto desempenho.
Motor
A Schaeffler VLS está preparada para atender à crescente demanda por veículos híbridos e elétricos com sua completa gama de soluções. Seu portfólio abrangente não só cobre tecnologias tradicionais de motores, acionamentos de sincronização (por correia ou corrente), acionamentos auxiliares frontais, trens de válvulas, sistemas de resfriamento e gerenciamento de escapamento, mas também incorpora inovações adaptadas aos requisitos específicos de eficiência e sustentabilidade de veículos eletrificados, garantindo suporte abrangente para o futuro da mobilidade, como o kit FEAD de 48V e NOx Sensor.
A crescente adoção de soluções híbridas está aumentando a complexidade dos veículos, especialmente na área do motor. Em resposta a essa demanda, a Schaeffler oferece uma ampla gama de soluções de reparo voltadas para simplificar a manutenção dessas tecnologias emergentes, como híbridos de 48 volts.
Um dos destaques é o INA FEAD KIT 48V, compatível com veículos Hyundai e Kia. Este kit de reparo completo contém todos os componentes essenciais para garantir um reparo profissional: um tensionador de desacoplamento desenvolvido pela Schaeffler VLS e uma correia em V reforçada (ideal para aplicações de 48 volts), junto com parafusos para facilitar a instalação.
Os componentes garantem um reparo eficaz e preciso do sistema de correia de acessórios. A seleção dos itens do kit é determinada com base na situação de carga individual de cada sistema de acessórios, resultando em uma recomendação clara sobre quais componentes precisam ser substituídos, assegurando um reparo eficiente que proporciona vida útil prolongada.
Uma das inovações de destaque é o NOx Sensor da Vitesco Technologies. Este produto é uma adição estratégica ao portfólio de soluções focadas no mercado da empresa. Com sua capacidade de monitorar de forma confiável as emissões de gazes, o NOx Sensor apoia a conformidade com regulamentos e padrões ambientais rigorosos e garante o desempenho otimizado do motor por meio das leituras e informações que envia para a Unidade de Controle do Motor (ECU). Este produto eletrônico contribui significativamente para a eficiência e sustentabilidade de veículos com motores puro a combustão e híbridos.
A linha inovadora de bombas d’água elétricas INA, projetada para aprimorar o gerenciamento térmico em veículos modernos, também será exibida na feira. Essas bombas se destacam por sua excepcional precisão no controle, operando de forma independente da velocidade do motor, tornando-as ideais para uma ampla gama de aplicações automotivas.
Utilizando um sistema elétrico de 12 ou 48 volts, as bombas d’água elétricas INA são excelentes por não dependerem de sistemas tradicionais de acionamento por correia. Em vez disso, um motor elétrico dedicado ajusta continuamente a taxa de entrega da bomba, garantindo eficiência e adaptação às necessidades específicas de resfriamento do motor do veículo. Esta tecnologia representa um avanço significativo na eficiência energética e no controle térmico, oferecendo desempenho e confiabilidade aprimorados nos sistemas de resfriamento automotivo.
Chassis
A Schaeffler oferece uma variedade de soluções para chassi, incluindo rolamentos de esferas, rolamentos cônicos e cubos de roda, até sistemas abrangentes que atendem às crescentes demandas por eficiência e desempenho em veículos modernos. Tais sistemas incluem a direção das rodas traseiras (Rear Wheel Steering – RWS) e o rolamento de roda TriFinity™, especificamente projetados para veículos elétricos a bateria.
A Schaeffler desenvolveu o sistema RWS para melhorar a manobrabilidade em ambientes urbanos. A solução aprimora a estabilidade durante mudanças de faixa e simplifica o estacionamento. Este sistema de direção mecatrônico na eixo traseiro não apenas posiciona a empresa como líder em soluções de direção integradas, mas também marca um passo significativo rumo ao futuro da mobilidade segura, eficiente e sustentável. O sistema de direção na eixo traseiro surge como uma solução avançada para esse desafio. Em baixas velocidades, a tecnologia reduz significativamente o diâmetro de giro do veículo, melhorando a manobrabilidade ao permitir que as rodas traseiras se movimentem em oposição às dianteiras. Em velocidades mais altas, o sistema otimiza a estabilidade e o conforto ao alinhar a direção das rodas traseiras com as dianteiras, aumentando assim a segurança e o prazer de dirigir. Além disso, este sistema aprimora as capacidades dos sistemas de assistência de mudança de faixa automatizada, oferecendo intervenções mais seguras e precisas. Recentemente, o sistema RWS foi selecionado para receber o prestigioso Automotive News PACE Award.
O rolamento de roda TriFinity™ da Schaeffler, especialmente desenvolvido para veículos elétricos a bateria, representa uma nova geração de tecnologia com redução notável de atrito. Este componente inovador oferece desempenho superior, dinâmicas de condução aprimoradas e uma combinação de baixo peso e alta rigidez, superando os rolamentos convencionais. Ao aumentar a eficiência e o desempenho dos veículos elétricos, o TriFinity™ desempenha um papel crucial no avanço dos ecossistemas de mobilidade sustentável.
Veículos elétricos geralmente têm maior peso e torque em comparação com modelos de combustão interna. Para atender a essas demandas, o rolamento de roda TriFinity da Schaeffler incorpora três fileiras de esferas, em vez das duas tradicionais, permitindo que ele suporte cargas maiores por eixo, enquanto minimiza atrito, peso e ruído. Com vida útil prolongada e redução de atrito em comparação com rolamentos convencionais de duas fileiras, o TriFinity™ otimiza a autonomia dos veículos elétricos e contribui para a redução de emissões de CO2 em motores de combustão interna.
Editor da Revista Farol Alto
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