Carro de família

Quando o assunto é perua (ou station wagon, como gostam os mais exigentes), o Fiat Palio Weekend é um ícone.

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A versão mais recente do modelo, na configuração de entrada Attraction, com motor Fire 1.4 litro, ganhou novo grafismo de painel e também uma boa lista de equipamentos de série, como maçanetas, retrovisores externos, para-choques, minissaias laterais e aerofólio traseiro na cor do veículo, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, computador de bordo, direção hidráulica, Follow me home, brake light, airbags duplos e freios ABS com EBD.

O preço parte de R$ 42.540, mas pode chegar a R$ 51.337 com todos os opcionais disponíveis, tal como o modelo avaliado. Em destaque, os kits Criative 1, com barras longitudinais no teto, rodas de liga leve 14 polegadas e pneus 185/65 e ar-condicionado, por R$ 3.819; Evolution, com acabamento cinza grigio nas maçanetas, saídas de ar, pomo do câmbio e volante, apóia braço central no banco do motorista, console central bicolor, banco do motorista com regulagem de altura, por R$ 954; Evolution 2, com rádio CD/MP3 com viva-voz, bluetooth, e USB, e retrovisores externos elétricos, por R$ 1.502; vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, por R$ 677; banco traseiro bipartido, por R$ 384; e volante em couro com comando do rádio, por R$ 380.

Com todos esses opcionais, o carro fica bem interessante, porém caro. Para se ter ideia de comparação, o modelo Adventure, com motor 1.8 litro e a maioria desses opcionais sai por R$ 54.276.

No dia a dia
O Palio Weekend mostrou ser um veículo versátil, característica principal para uma perua. O ponto forte é o amplo porta-malas de 460 litros, que acomoda bagagem da família inteira, sem problemas.

O desempenho é mediano, apesar de o motor Fire 1.4 ser valente, é o suficiente para o cotidiano. Em trajetos rodoviários sofre um pouco, principalmente se estiver a plena carga.

A suspensão é bem calibrada, um tanto o quanto macia demais, típico dos Fiat, que privilegiam muito mais o conforto à estabilidade, justamente por não ser carro de corrida, mas, sim, utilitário para levar a família.

O painel de duas cores é de bom gosto, pena que custa caro, mas vem acompanhado e outros itens como a regulagem de altura do banco do motorista, item indispensável para encontrar a posição ideal de condução.

O design é elegante, e como se trata da única opção com motor 1.4 litro, o esta versão do Palio Weekend justifica o sobrenome Attractive, apesar do preço que poderia ser um pouco mais em conta. Mas, isso quem decide é o mercado.

Ficha técnica
Fiat Palio Weekend 1.4 FireAttractive
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 V
Cilindrada: 1.368 cm³
Potência: 86/85 cv a 5.750 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 12,5/12,4 a 3.500 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 185/65 R15
Freios: disco ventilado na dianteira (Ø de 240 mm) e tambor na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.251 mm; largura, 1.639 mm; altura, 1.515 mm; entre-eixos, 2.437 mm
Volumes: porta-malas 460 litros; Tanque de combustível 51 litros
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4/13,5 s (e/g); velocidade máxima de 167/166 km/h (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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