Existem alguns pontos fracos no Hyundai HB 20, principalmente agora que a concorrência aumentou drasticamente com a chegada do Chevrolet Onix e do Peugeot 208.
Isso porque faltaram alguns itens de conforto, ainda mais na versão avaliada, a topo de linha, que tem preço sugerido a partir de R$ 46.595.
São eles: termômetro externo, retrovisor interno fotocromático e vidros elétricos one touch nas quatro portas (somente o do motorista é one touch e apenas para descida).
Firulas? Pode até ser, mas em uma versão Premium, fazem diferença. Mas, apesar disso, não há mais do que reclamar, uma vez que o modelo vem com pacote completo de equipamentos, como airbag duplo, freios ABS com EBD, acendimento automático dos faróis, banco do motorista com ajuste de altura, volante com ajuste de altura e profundidade, alarme, sistema de som com bluetooth, volante com comandos de áudio, sensor de estacionamento, computador de bordo, entre outros.
No dia a dia
Porém o mais importante é que o HB 20 é um carro muito bom de dirigir. O motor 1.6 litro de 128 cv é esperto e econômico, a suspensão bem calibrada e internamente o acabamento agrada, tanto que mesmo quando se roda por ruas esburacadas, não se escuta ruídos de plástico ou metal batendo.
O que mais agrada no HB 20, entretanto, é o visual. Ao contrário da concorrência, tem estilo próprio, e alinhado aos demais veículos da marca.
Com silhueta elegante, apresenta linhas modernas que podem não agradar a todos, como a cintura elevada, que deixa o ato de apoiar o braço na porta pouco confortável. Vale lembrar que dirigir com o braço do lado de fora é infração média, de acordo com o artigo 252 do Código Brasileiro de Trânsito (multa de 80 Ufirs mais 4 pontos na habilitação).
Vida a bordo
O compacto da Hyundai acomoda bem os passageiros apesar da falta do terceiro apoio de cabeça no banco traseiro, item que deveria ser considerado pela montadora.
A posição de dirigir é agradável, graças às regulagens de altura e profundidade do volante e do banco, no entanto o posicionamento dos comandos do sistema de áudio e o espaço reduzido entre as colunas do volante poderiam ser melhor.
Já em relação ao consumo, as 16 válvulas e o comando variável de válvulas fazem diferença, tanto na estrada quanto no uso urbano.
Na rodovia, destaque para o consumo, que mesmo com velocidade média de 100 km/h com ar-condicionado ligado fez 14 km/l com gasolina.
Assim, apesar de ainda precisar de alguns retoques, principalmente na versão Premium, o HB 20 é uma excelente opção de compra, para quem busca um carro compacto, de bom gosto e gostoso de dirigir.
Editor da Revista Farol Alto