Com motor 1.4 litro de 185 cv, o Audi A1 Sportback é uma dessas jóias raras que impressionam pelo desempenho, agilidade e economia de combustível.
Compacto, o forte do modelo é o conjunto powertrain, que conta com propulsor a gasolina de quatro-cilindros com injeção direta, com sistema duplo de sobrealimentação, um mecânico (compressor Roots) e uma turbina acionada pelos gases de escapamento.
A transmissão é automatizada, de sete velocidades com dupla embreagem, o que garante trocas de marchas rápidas e suaves.
O modelo foi avaliado pelos Consultores Automotivos do Jornal Farol Alto, que realizaram teste drive entre São Paulo e Jundiaí, onde realizaram visita ao Centro de Treinamento e Distribuição da Audi (leia abaixo).
Na opinião dos consultores, o Audi A1 Sportback é excepcional. “O habitáculo é completo e repleto de recursos tecnológicos, com excelente revestimento acústico”, elogiou Sérgio Torigoe, da AutoElétrico Torigoe, que criticou apenas o sonorizador. “Podia ter um botão para desligá-lo”, comentou.
Já o consultor Eric Faria, da 3E Motors, destacou a performance e desempenho do modelo. “O carro é fora de série, e como se não bastasse toda tecnologia para o desempenho, é muito econômico”, disse.
Vale lembrar que esta versão do A1 consegue níveis de consumo idênticos ao do A1 de 122 cv, quando dirigido de forma econômica, pois o compressor Roots só entra em operação quando o motorista exige mais potência do veículo.
Na visão do consultor Francisco Carlos, da Stilo Motores, uma das vantagens do A1 é que o carro não chama muita atenção. “Além, disso, tem uma estabilidade muito boa e é muito seguro”, disse ao completar que só encontrou um defeito: o preço, uma vez que o modelo na versão quatro portas custa a partir de R$ 118.218 (Fipe).
Consultores participam de workshop
Após avaliar o Audi A1 nas ruas e rodovias de São Paulo, os Consultores do Jornal Farol Alto fizeram visita ao Centro Técnico e de Distribuição de Peças da Audi em Jundiaí (SP), onde receberam informações técnicas sobre o modelo e a política de pós-vendas da marca.
O consultor técnico da Audi, Lothar Werninghaus, explicou o princípio de funcionamento do motor do Audi A1 de 185 cv, em que o Roots pressuriza o sistema de admissão com até 2,8 bar de pressão absoluta, e isso faz com que o torque máximo de 250 Nm seja atingido logo aos 2.000 rpm.
Uma vez que o motor ‘enche’, e os gases de escape passam a ser abundantes o suficiente para movimentar a turbina e, aos 3.500 rpm, o sistema desacopla o Roots e todo trabalho fica a cargo da turbina.
Treinamento
Entre os muitos assuntos abordados durante o dia, os Consultores do Jornal Farol Alto destacaram o investimento que a Audi faz na capacitação da rede concessionária. “Eles têm um técnico exclusivo para fazer diagnósticos, e isso é diferente de tudo que já vi”, disse Eric Faria, da 3E Motors.
Outro destaque é a política de empréstimo (para os concessionários) das ferramentas de reparo dos modelos de menor volume de vendas.
Ficha técnica
Audi A1 Sportback 1.4 TFSI
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V
Cilindrada: 1.390 cm³
Potência: 185 cv a 6.200 rpm
Torque: 250 Nm entre 2.000 a 4.500 rpm
Câmbio: S-Tronic de 7 marchas
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 215/40 R17
Freios: disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 3.954 mm; largura, 1.746 mm; altura, 1.422 mm; entre-eixos, 2.469 mm
Volumes: porta-malas 270, tanque de combustível, 45 litros
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 7s, velocidade máxima de 227 km/h
Editor da Revista Farol Alto