Pense em um carro com vocação para ser diferente, irreverente e divertido. Se a resposta foi MINI Cooper, então você está alinhado aos ideais da marca inglesa, atualmente sob o comando da alemã BMW.
MINI faz lembrar Mr.Bean, comediante ingês que dispensa apresentações. Afinal, o personagem dirigia a versão antiga do carro que o deixava mais hilário ainda.
Porém os novos MINI deixaram a comédia de lado e entraram no mundo Premium, em vertente ainda mais exclusiva, que são os carros de imagem.
Com algumas características do modelo original, como baixo centro de gravidade e tamanho compacto, aliado a um moderno conjunto de trem de força, com motor 1.6 l turbo e câmbio automático de seis velocidades, os MINI by BMW são karts de rua, que para ficar perfeito só faltou a tração traseira.
Avaliamos um modelo ainda mais exclusivo, o Cooper S Roadster, conversível de dois lugares e 184 cv de potência a 5.500 rpm, que acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atinge velocidade máxima de 222 km/h.
O destaque deste modelo é a capota em lona retrátil, que tem acionamento semi-automático (pelo preço, R$ 144.630 – Fipe, e posicionamento de mercado, deveria ser totalmente automática). Para abrir, é preciso liberar a trava manual acima do parabrisas, e depois acionar o motor elétrico que recolhe a lona. Para fechar, basta fazer a operação inversa.
No dia a dia
Indiscutivelmente, o MINI é um carro chamativo. A versão conversível, então, é quase impossível deixar passar em branco.
Isso faz das pessoas a bordo alvo de todos os tipos de olhares. Infelizmente o Brasil não é o país ideal para se andar de capota aberta, ainda que o clima seja perfeito, mas a segurança pública, nem tanto.
Assim, é preciso ficar atento ao rodar com o Roadster no dia a dia.
Além disso, o carro tem suspensão projetada para asfalto liso o que é raro de se encontar nas cidades brasileiras.
As rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 205/45 conferem charme e ajudam a deixar o carro ainda mais duro.
A direção com assistência elétrica é perfeita, e chega até mesmo a ser pesada em velocidade acima de 120 km/h, o que incentiva ainda mais uma tocada esportiva.
É, enfim, carro para brincar no fim de semana, cair na estrada, de capota aberta e, se for sinuosa, melhor ainda.
Ficha técnica
mini Cooper S Roadster
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 16 V
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 184 cv a 5.500 rpm
Torque: 260Nm a 1.730~4.500 rpm
Câmbio: automático – 6 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 205/45 R17
Freios: disco ventilado na dianteira e traseira, ABS com EBD e controle de tração (ESP)
Dimensões: comprimento, 3.734 mm; largura, 1.683 mm; altura, 1.397 mm; entre-eixos, 2.467 mm
Peso: 1.495 kg
Volumes: porta-malas 240 l; tanque de combustível: 50 l
Desempenho:
aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 s;
velocidade máxima de 222 km/h
Editor da Revista Farol Alto