Mais luz na cabeça

Entre no carro e olhe para cima. Não é à toa que os anúncios publicitários do Citroën C3 estimulam erguer a cabeça, pois a vista é diferente de tudo que já foi feito no Brasil em termos de automóvel.

O para-brisa panorâmico batizado de Zenith é show à parte no novo compacto francês, pois permite aos ocupantes dos bancos dianteiros visualizar o céu sem fazer malabarismos.

Invalid rotator ID specified (path erc_50_1372708207 doesn't exist). Unable to display rotator.

Para quem está ao volante, é apenas algo curioso, mas para quem viaja ao lado, uma boa forma de quebrar a monotonia da estrada. Custa mais caro, com certeza, mas é um luxo que compensa, exceto na hora de trocar o para-brisa, mas felizmente este não é um item que costuma quebrar com frequência.

Ainda na estética, o novo C3 ficou mais robusto e agora inspira mais o público masculino. A nova silhueta e conjuntos óticos transmitem mais seriedade e sofisticação, que é acentuada pelos dois filetes de leds diurnos.

Estes equipamentos estão disponíveis a partir da versão intermediária 1.5i Manual Tendence, que custa R$ 47.950, segundo tabela Fipe, e vem ainda com faróis de neblina traseiros, indicador de temperatura externa, som com USB, bluetooth e comando na direção, vidros elétricos na dianteira e traseira, rodas de liga leve de 15 polegadas, retrovisores na cor da carroceria, e outros pequenos detalhes estéticos.

Acessórios não tão caros assim, uma vez que a versão de entrada, Origine, que já vem com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, computador de bordo e freios ABS, sai por R$ 42.395, segundo tabela Fipe.

No dia a dia

Com motor 1.5 litro e 8 válvulas, o modelo avaliado desenvolve potência máxima de 93 cv (etanol) a 5.500 rpm, e torque máximo de 14,2 kgfm a 3.000 rpm, o que o torna a melhor opção para quem transita a maior parte do tempo em circuitos urbanos, pois é bom de arrancada, mas perde um pouco em velocidade final.

Econômico, fez média de 10 km/h abastecido com etanol em circuito misto de 60% estrada e 40% cidade, em trânsito intenso, o que representa um bom consumo.

A posição de dirigir é mais agradável que o modelo anterior, e o painel com novo grafismo ficou mais sofisticado do que o antigo, com velocímetro digital. A única crítica é a ausência do indicador de temperatura do motor, item que deveria ser indispensável a todos os veículos, e principalmente para um modelo da categoria premium.

Ficha técnica
Citroën C3 1.5i Manual Tendance
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 8 V
Cilindrada: 1.449 cm³
Potência: 93/89 cv a 5.500 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 14,2/13,5 kgfm a 3.000 rpm (e/g)
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 195/60 R15
Freios: disco sólido na dianteira e tambor na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 3.944 mm; largura, 1.708 mm; altura, 1.521 mm; entre-eixos, 2.460 mm
Peso: 1.110 kg
Volumes: porta-malas 300 l; tanque de combustível: 55 l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 12,2/13,6 s (e/g); velocidade máxima de 179/175 km/h (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.