Dirigir um carro como a Mercedes-Benz C 250 é sempre prazeroso. Quase tudo no carro é pensado para deixar o proprietário mais feliz, do conjunto powertrain (motor-câmbio), que no caso é um 1.8 litro turbo de 204 cv de potência a 5.500 rpm, e torque máximo de 310 Nm a partir de 2.000 rpm, acoplado a uma transmissão automática de sete velocidades, até os detalhes em alumínio escovado no painel.
Não é um carro popular, mas, entre os modelos premium de luxo, não é o mais caro. Segundo tabela Fipe, o C 250 zero Km custa a partir de R$ 178.200, e é o único Classe C que vem com sistema Start-Stop, que desliga o motor sempre que o carro para e se mantém o pé no freio. Resultado: mais economia.
A maior qualidade do modelo é, no entanto, a presença que a estrela de três pontas Onde quer que você vá, se está de Mercedes-Benz, está bem. Este é um mérito que ninguém discute.
Vida a bordo
Mas, nem tudo são flores. Apesar de o C 250 ser excepcional, por ser o modelo quatro cilindros mais potente da família Classe C – depois dele, só os C 63 preparados pela AMG, com motor V8 e preço acima de R$ 400.000 -, ainda apresenta itens que já deveriam ser extintas como o freio de estacionamento acionado pelo pé e o retrovisor interno sem função fotocromática.
Podia até criticar o posicionamento das duas alavancas do lado esquerdo do volante que confundem bastante quem não está acostumado, mas, como disse, é questão de costume.
A primeira é a do piloto automático, que teima em chegar aos dedos antes por conta da localização mais acima do volante. Sempre que queria dar seta, ligava o piloto automático.
Mais abaixo está a alavanca tudo em um, uma vez que no mesmo componente temos acionamento das setas, do limpador do para-brisas e do farol alto.
Outro ponto que pode (e deve) ser melhorado é a entrada USB que não carrega o celular. A conectividade bluetooth é ótima, mas não resolve muito se a bateria do telefone acaba.
A operação do sistema de áudio também é complexa, mesmo depois de avaliar diversas Mercedes ainda não consegui entender direito como as estações são memorizadas. O jeito mais fácil que encontrei para sintonizar a rádio que queria ouvir era digitando a frequência, mas e se estiver em um local onde não sei a frequência?
Há o que melhorar? Sim. Isso incomoda? Não. Por que? Porque é uma Mercedes. Porque anda muito bem, é excelente de dirigir e entrega status.
Ficha técnica
Mercedes-Benz C250 Turbo Sport
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 16 V, gasolina
Cilindrada: 1.796 cm³
Potência: 204 cv a 5.500 rpm
Torque: 310 Nm entre 2.000 e 4.300 rpm
Câmbio: automático – 7 velocidades
Direção: hidrúlica
Tração: traseira
Pneus: 225/45 R17 na dianteira e 245/40 R 17 na traseira
Freios: disco ventilado com ABS e EBD
Dimensões: comprimento, 4.591 mm; largura, 1.770 mm; altura, 1.444 mm; entre-eixos, 2.760 mm
Peso: 1.505 kg
Volumes: porta-malas 475 l; tanque de combustível: 67 l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 s; velocidade máxima de 240 km/h
Editor da Revista Farol Alto