Fiat Uno Sporting 1.4 Flex – Apelo visual

No universo dos automóveis esportivos, a Fiat, uma das montadoras mais inovadoras do País, apresenta com o Uno Sporting 1.4 Flex uma proposta interessante, para quem tem dinheiro de sobra e não sabe muito bem com aplicá-lo.

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Por fora é espetáculo. Tem pintura com cores fortes e chamativas (sem custo adicional. As cores metálicas que custam R$ 1.100 não combinam com a proposta do carro), diversas opções de kits de personalização com adesivos (por R$ 191), rodas de liga leve de 15 polegadas de série de muito bom gosto, e ponteira de escapamento cromada.

Por dentro, também é bonito, mas segue a regra de carro popular, com muito plástico duro, apesar de o modelo testado contar com o kit Casual (R$ 390), com terceiro apoio de cabeça traseiro rebaixado, banco do motorista com regulagem de altura e porta-objetos móvel), e o kit Exclusive de Personalização (R$ 393), com bancos e painéis de porta revestidos em tecido laranja, volante em couro bicolor e tapetes em carpete bordado Sporting.

Além disso, contava com o kit Creative 2 (R$ 3.213), com adesivo Creative nas colunas de portas dianteiras, sistema de som com MP3 Player, Bluetooth e entrada USB, auto-falantes, tweeters e antena, ar-condicionado e para-brisas degradê.

Com tudo, o carro que sem opcionais custa R$ 34.520, salta para R$ 38.673.

Vida a bordo
Esta proposta de veículo esportivo por fora, mas com mecânica de carro comum chama atenção nas ruas, mas não cola quando se pensa em velocidade. Assim, a condução não empolga.

Mas, o carro é confortável, apesar de ser 20mm rebaixado em relação ao modelos ‘normais’. Porém, para dar o nome Sporting ao modelo, a Fiat fez pequenos ajustes de suspensão que o deixaram mais firme nas curvas, como molas e amortecedores mais rígidos, e barras estabilizadoras de maior bitola, tudo para ter o carro mais na mão e evitar excesso de rolagem.

Sob este aspecto, é bem mais esportivo do que os modelos de linha, sem dúvidas. Para completar o quadro, só faltou o freio a disco ventilado na dianteira. Por motivo de economia, ou outro qualquer, a Fiat adotou o disco sólido. Uma pena.

Em relação à motorização, merecia um turbo, e para ficar ideal, o propulsor T-Jet, que equipa Punto e Bravo. Ai, sim, seria um carro para gente grande. Pena que assim o preço ficaria proibitivo, uma vez que este motor é importado.

Ficha técnica
Fiat Uno Sporting 1.4l Flex
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 8 válvulas, flex
Cilindrada: 1.368 cm³
Potência: 85/85 cv a 5.750 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 12,5/12,4 kgfm a 3.500 rpm (e/g)
Câmbio: manual – 5 marchas
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 185/60 R15
Freios: disco sólido na dianteira (257 mm) e tambor na traseira (185 mm), ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 3.770 mm; largura, 1.673 mm;
altura, 1.487 mm; entre-eixos, 2.373 mm
Peso: 980 kg
Volumes: porta-malas – 280 l;
Tanque de combustível: 48 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 11,2/11,5 s (e/g)
velocidade máxima de 172/170 km/h (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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