O Peugeot RCZ é um carro que impressiona. Nascido na França para competir com o alemão Audi TT, vence facilmente no quesito design, apesar deste ser um item bastante subjetivo.
Vale destacar a ousadia da Peugeot de incluir o Brasil como mercado para o modelo, um ponto muito positivo que demonstra o quanto a marca valoriza o consumidor brasileiro e, ao contrário de muitas outras, enxerga além de simplesmente um local para vender carros de baixo valor agregado de grande rentabilidade.
Mas, poderia incluir na lista de opções o modelo top de linha, com motor de 200 cv, ao invés do 165 cv. Ficaria mais caro do que os atuais R$ 134.490? Com certeza, mas também daria mais satisfação ao comprador, ainda que desnecessária.
Vida a bordo
O design esportivo do RCZ é inquestionável. O coupé 2+ 2 deixa qualquer pessoa ao volante mais atraente. É impossível passar desapercebido nas ruas. Este é o ponto forte do modelo.
O motor 1.6 l de injeção direta turbo é o mesmo que equipa diversos outros modelos da marca (308 THP, 408 THP, 508 e 3008), além da gama DS da Citroën e o mais recente lançamento C4 Lounge.
É, sem dúvidas, um dos melhores motores disponíveis no mercado brasileiro, com preço competitivo. Porém, não espere um carro que faça colar o corpo no banco de forma a tirar o fôlego, apesar de andar muito bem, com 0 a 100 km/h em apenas 8,4 segundos e velocidade máxima de 213 km/h.
O desempenho dinâmico é muito bom. A calibração da suspensão associada às rodas de 18 polegadas deixam o carro firme no chão, bom para fazer curvas. Pena que a tração é dianteira e não traseira. Isso o deixaria ainda mais divertido.
O conforto interno é total. Os bancos envolvem bem o corpo e a posição de dirigir, a melhor possível, graças aos ajustes de profundidade de altura dos bancos e volante.
Completo, é equipado com todo tipo de tecnologia, inclusive faróis de xénon com função direcional e lavador.
É assim, um carro quase sem defeitos, ideal para ser o primeiro carro de quem acaba de fazer 18 anos e gosta de chamar atenção, assim como que quem já provou tudo que tinha de provar e quer se divertir, mas sem precisar desembolsar R$ 200.000, uma vez que é um carro de imagem para quem não está preocupado em chegar na frente, mas, sim, chegar bem.
Ficha técnica
Peugeot RCZ
Motor: dianteiro, transversal, injeção direta,4 cilindros, 16V
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 165 cv a 6.000 rpm
Torque: 24,5 Kgfm a 1.400 rpm
Câmbio: automático 6 velocidades
Direção: eletro-hidráulica variável
Tração: dianteira
Pneus: 205/45 R18
Freios: disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, ABS , com EBD e ESP
Dimensões: comprimento, 4.287 mm; largura, 1.845 mm; altura, 1.359 mm; entre-eixos, 2.612 mm
Peso: 1.297 kg
Volumes: porta-malas – 321 l; Tanque de combustível: 55 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 8,4 s; velocidade máxima de 213 km/h
Editor da Revista Farol Alto