Há quase três décadas, Darci N. de Castro largou o emprego na Ford, em São Bernardo do Campo, para abrir uma autoelétrica no bairro de Santana, zona Norte de São Paulo. Antes de se desligar da montadora, porém, garantiu uma vaga de aprendiz para o filho, Marcos, na época com 14 anos.
“Aqui era um lava-rápido, não tinha nada, só uma pequena edicula Foi meu pai quem construiu tudo”, comenta Marcos, que hoje administra a oficina na avenida Conselheiro Moreira de Barros, 625, juntamente com a irmã, Márcia, mas sempre sob supervisão do fundador, que apesar de já ter passado o bastão para a segunda geração, ainda faz questão de abrir a loja todos os dias. “Ele é o primeiro a chegar, sempre”, diz Marcos.
No início, seo Darci trabalhava sozinho e, com o tempo, a filha Márcia passou a ajudá-lo na administração do negócio. Hoje é uma referência no bairro. Marcos lembra que foi uma das primeiras na zona Norte a trabalhar com injeção eletrônica. “Com isso passamos a resolver problemas mecânicos também, pois no final, elétrica, eletrônica e mecânica estão, agora, todos interligados”, afirma.
Assim como o pai, Marcos deixou o emprego na fábrica de carros para se dedicar aos negócios da família. Formado em Sistemas, Marcos aproveita a experiência adquirida na indústria para desenvolver um novo software de gestão de oficinas.
Sonho
Há 15 anos, Darci teve um desejo: entrar para o seleto grupo das oficinas Bosch Car Service. As imagens revelam o resultado. “Ele participou de diversos cursos presenciais e online, treinamentos, encontros e ficou fã da marca pela seriedade e credibilidade”, comenta Marcos. A realização do sonho ocorreu recentemente, há pouco mais de dois meses.
GAEQ
Assim como as melhores oficinas do Pais, a De Castro faz parte de um grupo, o GAEQ (Grupo Automotivo Excelência em Qualidade), que conta com a orientação de uma profissional em gestão de negócios. “Faz um ano e meio que participamos do grupo e isso é muito bom pois aprendemos muito uns com os outros, trocando experiências”, afirma Márcia, ao comentar que foi por meio do GAEQ que descobriu a necessidade de investir em gestão ambiental na oficina. “Este é um cuidado que todos devem ter, pois é preciso cuidar do meio ambiente”, diz.
Editor da Revista Farol Alto